domingo, 31 de março de 2013

Golpe Militar




Outro dia tive uma discutição bastante séria e acalorada através de uma dessas páginas de relacionamento qualquer.  Motivo da rusga foi a de que um futuro profissional da área de História se manifesta a favor de um governo atual baseado no militarismo. Essas idéias me assustam me incomodam, me perturbam muito por assim dizer...

  
 E o cidadão ainda usou da liberdade de expressão tão buscada sofrivelmente por  nossos antepassados para justificar o que orgulhosamente afirma como I-DE-O-LO-GIA!!!!!!!!!!!!!!


Pasmem! Mas eu não consegui deglutir tanto despautério e acabei por ser um tanto quanto rude com o mesmo e, é claro, este cidadão não mais faz parte de meus relacionamentos internautas.  

Penso até que errei! Poderia talvez aos poucos dissuadi-lo e convencê-lo de seus ledos enganos e, se hoje vangloria  do direito a liberdade de proferir suas idéias foi graças às “mães Angélicas” que batalharam até a morte pelo DIREITO  de chorar seus filhos!













Stuart, filho de Zuzu Angel com um estadunidense 

terça-feira, 26 de março de 2013



Juliana discursando para os eleitores

Primeira etapa do projeto; O Ser cidadão. Alunos candidataram para a eleição. O processo tinha por prioridade a ficha limpa, ou seja, nunca poderia ter passado pela direção por algum tipo de irresponsabilidade e que tenha prejudicado a si ou a terceiros. 





Não sendo permitido também que constasse no boletim da série anterior notas vermelhas.  A coordenadora do EF foi crucial para levantar os registros de ficha limpa ou suja.

Aluno Michel votando
Jefferson discursando para os eleitores












 Os candidatos iniciaram a campanha através da elaboração de discursos de convencimento do eleitorado. Em seguida partiram para o debate organizado no pátio da escola. Após três dias de campanha ocorreram às eleições, sendo que o voto era secreto.

Urna improvisada

Contando os votos
O local escolhido para a votação e apuração foi a Sala de Leitura, em que contou com a participação de uma das professoras responsáveis, a “tia” Simone. 


Com o termino do processo de eleição e apuração, os alunos eleitos Juliana e Jefferson junto à classe do 8º ano A, elaboraram documento selando regras e comportamentos que deverão ser cumprido pelos representantes e pelos alunos da sala de aula.


Os representantes Juliana e Jefferson criaram uma página no face que funciona como agenda eletrônica para que todos os alunos estejam informados das lições de casa e pesquisas. Conectados com responsabilidades.

É importante salientar que somente alunos do 8º ano A, professores, coordenadores e diretores podem acessar e compor esta agenda eletrônica.


domingo, 24 de março de 2013

Segunda etapa do projeto; O Ser cidadão.

30 alunos da escola José Augusto Lopes Borges visitam a Câmara.

Fonte: Assessoria de Comunicação: Tiago Lotto/ Foto: Angelo Cardoso - Data: 11/3/2013 





Trinta alunos da escola estadual José Augusto Lopes Borges, localizada no bairro Jardim do Prado, visitaram a Câmara de Araçatuba na manhã desta segunda-feira, dia 11. Os alunos foram recebidos pelo diretor-geral da Casa de Leis, Antônio Leal, e pelos profissionais do gabinete do presidente da Câmara, vereador Dr. Jaime (PTB).

"A visita faz parte da grade curricular dos alunos. É fundamental para o adolescente estudante conhecer os poderes Executivo, Legislativo e Judiciário. É uma forma de orientar e explicar sobre o importante papel do vereador, assim como o importante papel da Câmara Municipal",falou a professora de História da escola, Silvana Paupitz.

O diretor-geral da Casa fez uma palestra aos alunos. Eles também acompanharam um vídeo, produzido pela TV Câmara, que fala sobre o dia a dia dos parlamentares e setores do Legislativo. "Foi a quinta vez que visitei a Câmara com meus alunos. Em todas as vezes fomos muito bem atendidos", salientou a professora Silvana Paupitz.

Para a estudante Juliana de Carvalho Santos, o papel do vereador é fundamental em uma cidade. "Pelo que entendi o vereador é um fiscal. Ele fiscaliza a Prefeitura e busca o que é bom para seu bairro e seu município",falou a garota, que tem apenas 12 anos. "Acredito que o jovem deve sim se interessar pela política", opinou.

A professora da escola disse que é desse tipo de encontro que faz com as pessoas iniciem suas carreiras políticas. "Quem sabe não temos neste grupo de alunos um futuro vereador?, ou um futuro prefeito?. É até mesmo é possível um futuro presidente da república", falou Paupitz.

Além de conhecerem os setores da Câmara Municipal, os alunos degustaram um café da manhã, oferecido pela presidência da Casa.



http://www.camaraaracatuba.com.br/


Aluna Juliana dos Santos recebendo um mimo do diretor da Câmara Municipal Genilson






História do Descobrimento do Brasil



Alunos do Lopes Borges do 7ºano de 2012
Em 22 de abril de 1500 chegava ao Brasil 13 caravelas portuguesas lideradas por Pedro Álvares Cabral. A primeira vista, eles acreditavam tratar-se de um grande monte, e chamaram-no de Monte Pascoal. No dia 26 de abril, foi celebrada a primeira missa no Brasil.



Após deixarem o local em direção à Índia, Cabral, na incerteza se a terra descoberta tratava-se de um continente ou de uma grande ilha, alterou o nome para Ilha de Vera Cruz. Após exploração realizada por outras expedições portuguesas, foi descoberto tratar-se realmente de um continente, e novamente o nome foi alterado. A nova terra passou a ser chamada de Terra de Santa Cruz. Somente depois da descoberta do pau-brasil, ocorrida no ano de 1511, nosso país passou a ser chamado pelo nome que conhecemos hoje: Brasil.

A descoberta do Brasil ocorreu no período das grandes navegações, quando Portugal e Espanha exploravam o oceano em busca de novas terras. Poucos anos antes da descoberta do Brasil, em 1492, Cristóvão Colombo, navegando pela  Espanha, chegou a América, fato que ampliou as expectativas dos exploradores. Diante do fato de ambos terem as mesmas ambições e com objetivo de evitar guerras pela posse das terras, Portugal e Espanha assinaram o Tratado de Tordesilhas, em 1494.



De acordo com este acordo, Portugal ficou com as terras recém descobertas que estavam a leste da linha imaginária ( 200 milhas a oeste das ilhas de Cabo Verde), enquanto a Espanha ficou com as terras a oeste desta linha.

Experimentos e anotações
Mesmo com a descoberta das terras brasileiras, Portugal continuava empenhado no comércio com as Índias, pois as especiarias que os portugueses encontravam lá eram de grande valia para sua comercialização na Europa. 

As especiarias comercializadas eram: cravo, pimenta, canela, noz moscada, gengibre, porcelanas orientais, seda, etc



 Enquanto realizava este lucrativo comércio, Portugal realizava no Brasil o extrativismo do pau-brasil, explorando da Mata Atlântica toneladas da valiosa madeira, cuja tinta vermelha era comercializada na Europa. Neste caso foi utilizado o escambo, ou seja, os indígenas recebiam dos portugueses algumas bugigangas (apitos, espelhos e chocalhos) e davam em troca o trabalho no corte e carregamento das toras de madeira até as caravelas.

Alunos experimentando a textura, sabor e fazendo anotações na apostila














Foi somente a partir de 1530, com a expedição organizada por Martin Afonso de Souza, que a coroa portuguesa começou a interessar-se pela colonização da nova terra. Isso ocorreu, pois havia um grande receio dos portugueses em perderem as novas terras para invasores que haviam ficado de fora do tratado de Tordesilhas, como, por exemplo, franceses, holandeses e ingleses.


Navegadores e piratas destes povos, estavam praticando a retirada ilegal de madeira de nossas matas. A colonização seria uma das formas de ocupar e proteger o território. Para tanto, os portugueses começaram a fazer experiências com o plantio da cana-de-açúcar, visando um promissor comércio desta mercadoria na Europa.

http://www.historiadobrasil.net/descobrimento/