sábado, 24 de agosto de 2013

1ª Conferência Estadual de Educação Para as Relações Étnico-raciais: 10 anos da Lei 10.639/03




Tive a grata satisfação de participar da 1ª Conferência Estadual de Educação Para as Relações Étnico-raciais: 10 anos da Lei 10.639/03 na Diretoria Regional  de Ensino   de Araçatuba. Contamos com a participação de várias diretorias bem como as de; Jales, Fernandópolis, Votuporanga,Andradina, Birigui e Penápolis. Debates acalorados e frutíferos.



Abertura dos trabalhos contou com a participação da , Dirigente de Ensino de Araçatuba Sra Lucia Cantareira
A Conferência contou com a honrosa participação da contadora de histórias Flávia Wolffowitz

Professor João Luis na qualidade de Supervisor de Ensino da cidade de Penápolis

Delegação da Diretoria de Ensino de Votuporanga.
Professora de História Ana Lúcia  apresenta projeto desenvolvido com alunos da cidade de Ponte Gestal e  região







Mostra do desenvolvimento dos trabalhos das  Diretorias  de Ensino na cidade de  Araçatuba na 1ª Conferência Estadual de Educação Para as Relações Étnico-raciais: 10 anos da Lei 10.639/03.



 
Para maiores informações consulte


http://conae2014.mec.gov.br/index.php/a-conferencia


"A Conferência Nacional de Educação (CONAE) é um espaço democrático aberto pelo 
Poder Público e articulado com a sociedade para que todos possam participar do desenvolvimento da Educação Nacional.

CONAE 2014A segunda edição da CONAE será realizada de 17 a 21 de fevereiro de 2014, em Brasília, e terá como tema central, conforme prevê o Documento-Referência, O PNE na Articulação do Sistema Nacional de Educação: Participação Popular, Cooperação Federativa e Regime de Colaboração.
Convocada pela Portaria n.º 1.410, de 03 de dezembro de 2012, a CONAE/2014 possui caráter deliberativo e apresentará um conjunto de propostas que subsidiará a implementação do Plano Nacional de Educação (PNE), indicando responsabilidades, corresponsabilidades, atribuições concorrentes, complementares e colaborativas entre os entes federados e os sistemas de ensino.
As conferências nacionais de educação são coordenadas pelo Fórum Nacional de Educação (FNE), conforme estabelece a Portaria MEC n° 1407, de 14 de dezembro de 2010.
A CONAE/2014 é precedida por etapas preparatórias, compreendidas em conferências livres e conferências ordinárias municipais e/ou intermunicipais, estaduais e do Distrito Federal, sendo todas estas atividades realizadas até o final de 2013. O objetivo é garantir a participação da sociedade nas discussões pertinentes à melhoria da educação nacional. Nesses eventos, portanto, os espaços de discussão são abertos à colaboração de todos — profissionais da educação, gestores educacionais, estudantes, pais, entidades sindicais, científicas, movimentos sociais e conselhos de educação, entre outros.
Assim, por meio da CONAE de 2014, o Fórum Nacional de Educação (FNE) e o MEC buscam garantir espaço democrático de construção da qualidade social da Educação Pública."



domingo, 18 de agosto de 2013

Como oferecer uma aula divertida e cheia de aprendizado aos alunos do 7º ano (6ª série)




Segue abaixo  fotos e passo á passo do trabalho desenvolvido......


  • Aula expositiva acompanhada de imagens diversa
  • Vídeo aula, DVDs disponíveis na Sala de Leitura ( Biblioteca) das escolas publicas
  • Cada  vídeo-aula contemplam cerca de 10 a 15 minutos, onde o professor pode fazer a inferência e dar prosseguimento á aula.
  • Fazer os registros das aulas da maneira desejada, no caso aqui usei câmara fotográfica.
  • Ao termino da vídeo-aula, 
  • promover debate para sanar dúvidas e curiosidades, deixar os alunos expor seu aprendizado valorizando a oralidade.
  • Enfatizar a presença do escrivão de bordo pero Vaz de Caminha e incentivar a escrita através de carta-diário elaborada pelos alunos, usando a imaginação e informações contidas na vídeo-aula relatando o cotidiano a bordo de uma caravela ou uma nau.Apostila do aluno e livro didático podem ser usados como referência.
  • Após termino da carta, realizar a leitura compartilhada das cartas confeccionadas.
  • Trazer para a sala de aula especiarias (condimentos) do conhecimento (ou não) dos alunos, e sugerir que experimentem usando a pontinha da língua e descartando em seguida. (é claro que haverão os atrevidos que irão ingerir, fique atento, um bom gole de água resolve).
  • Os alunos registrarão no caderno ou na apostila do aluno da seguinte forma; Sabor, textura,utilidade,odo,
  • finalizar com uma exposição-mural no pátio da escola. 



Na vídeo-aula, duas salas de aula, 7ano A e B se uniram para que ocorresse interdisciplinaridade; História, Geografia e Ciências.Otimizando os trabalhos da áreas envolvidas.
Mapas, acidentes geográficos e instrumentos de navegação colaboraram com as aulas de geografia. Meio Ambiente como a extração do pau- brasil e doenças como escorbuto foram instrumentos de uso para as aulas de ciências.






"Os grandes navegadores devem sua reputação aos temporais e às tempestades. "

Epicuros





O pior naufrágio é não partir. 
Amyr Klink - navegador



















Nesta etapa do trabalho são sanadas as dúvidas e a participação do aluno é fundamental



Alunos representantes da sala de aula colaboram com a montagem da mesa de especiarias.

A exemplo clássico de especiaria









Anotando a comanda na lousa.





Experimentando e anotando na apostila do aluno ou no caderno de História.





  "cravinho (da Índia), ou cravo-da-índia (Syzygium aromaticum) é uma árvore nativa das ilhas Molucas, na Indonésia. Atualmente é cultivado em outras regiões do mundo, como as ilhas de Madagascar e de Granada.
O botão de sua flor, seco, é utilizado como especiaria desde a antiguidade, empregado na culinária e na fabricação de medicamentos.
O seu óleo tem propriedades antissépticas, sendo bastante utilizado em odontologia.
Uma das especiarias mais valorizadas, no mercado do início do século XVI um quilo de cravo equivalia a sete gramas de ouro." 
Fonte; http://pt.wikipedia.org/wiki/Cravo-da-%C3%ADndia







caneleira (Cinnamomum zeylanicum, sinônimo C. verum) é uma pequena árvore com aproximadamente 10–15 m de altura, pertencendo à família Lauraceae. É nativa do Sri Lanka, no sul da Ásia. As folhas possuem um formato oval-longo com 7–18 cm de comprimento. As flores, que florescem em pequenos maços, são esverdeadas e possuem um odor distinto. A fruta, arroxeada, com aproximadamente 1 centímetro, produz uma única semente.
canela é a especiaria obtida da parte interna da casca do tronco. É muito utilizada na culinária como condimento e aromatizante e na preparação de certos tipos de chocolate e licores. Na medicina, empregada como os óleos destilados, é conhecida por 'curar' resfriados. O sabor e aroma intensos vêm do aldeído cinâmico ou cinamaldeído."
Fonte; http://pt.wikipedia.org/wiki/Canela




"A pimenta-preta (Piper nigrum), também conhecida como pimenta-redonda e, no Brasil, como pimenta-do-reino, é uma das mais antigas especiarias conhecidas. Os seus grãos, secos e moídos, são muito usados na culinária de diversos países. Tem um sabor forte, levemente picante, proveniente de um composto químico chamado piperina. É comumente entendido que a especiaria era usada para disfarçar o sabor dos alimentos em via de decomposição na Idade Média. Não existem evidências que provem esse facto e historiadores vêem isso como altamente improvável. A pimenta-do-reino era um item de luxo a que somente os ricos podiam aceder, tal como os alimentos frescos." 
Fonte;   http://pt.wikipedia.org/wiki/Pimenta-preta





Sites de pesquisa que vale a pena! Sugestão.

InfoEscola: Navegando e Aprendendo

 
Vários fatores contribuíram para as Grandes Navegações.
O déficit em relação ao comércio com o Oriente
O ocidente conseguia do Oriente açúcarouro, porcelanas, pedras preciosas, condimentos (pimenta, cravo), drogasmedicinais (bálsamos, ungüentos), perfumes e óleos aromáticos.
Essas mercadorias eram recolhidas no Oriente pelos árabes e trazidas por caravanas até as cidades italianas que serviam de intermediárias para a venda dos produtos na Europa. As monarquias nacionais européias precisavam quebrar esse monopólio e descobrir novos meios de contato com o Oriente.
Aliança entre burguesia e os reis
Para realizar as grandes viagens marítimas, era preciso navios, homens e armas. Esse tipo de empreendimento só seria possível com o apoio do Estado e o capital da burguesia. Como os reis teriam uma participação nos lucros, eles resolveram financiar a expansão marítima. Como conseqüência, os Estados Nacionais seriam fortalecidos facilitando a submissão da sociedade aos reis.
Progresso técnico e cientifico
Caravela (representou um avanço para a navegação da época), bússola, astrolábiosextante.
EXPANSÃO ULTRAMARINA PORTUGUESA
Portugal foi o primeiro país europeu a se aventurar pelos mares e vários foram os fatores que contribuíram para esse fato:
  • Insuficiência portuguesa em metais preciosos para a cunhagem da moeda
  • Falta de produtos agrícolas e de mão-de-obra
  • Desejo de expandir a fé cristã
  • Necessidade de novos mercados
Outros fatores como: posição geográfica favorável, conhecimentos náuticos, criação precoce de um estado nacional, ajudaram Portugal a ser o primeiro país a se lançar nas Grandes Navegações
A conquista de Ceuta foi o marco inicial da expansão ultramarina portuguesa.
A aventura portuguesa recebeu o nome de “Périplo Africano”, pois alcançou as Índias contornando a África no decorrer do século XV.
À medida que descobriam novas regiões, criavam feitorias. Nelas, ficavam alguns homens encarregados de negociar com os nativos do local. Os portugueses queriam adquirir somente lucros.
CRONOLOGIA
  • Segunda década do século XV as ilhas do Atlântico (Açores, Madeira e Cabo Verde) foram ocupadas
  • 1434 – os portugueses chegaram ao Cabo Bojador
  • 1460 – nesse ano, já se realizava um lucrativo comércio de escravos (de Senegal até Serra Leoa)
  • 1462 – Pedro Sintra descobriu o ouro da Guiné
  • 1481 – decretado o monopólio régio (exclusividade da coroa) sobre a exploração colonial
  • 1488 – Bartolomeu Dias contornou o Cabo da Boa Esperança
  • Entre 1497 e 1498 – Vasco da Gama chegou a Calicute, nas Índias dando por encerrada a aventura marítima portuguesa.
EXPANSÃO ULTRAMARINA ESPANHOLA
Somente após 1 século de atraso em comparação a Portugal é que os espanhóis começaram a sua participação nas Grandes Navegações.
CRONOLOGIA
1492 – Colombo descobre a América
De 1492 ate 1504 – descobrimento das Antilhas, Panamá e da América do Sul
1504 – Américo Vespúcio afirmou que as terras descobertas por Colombo eram um novo continente.
1513 – Nunes Balboa confirmou essa hipótese, atravessando por terra a América Central chegando ao Oceano Pacífico. Em homenagem a Vespúcio, deu o nome de América ao novo continente.
Entre 1519 e 1522 – Fernão de Magalhães iniciou a primeira viagem de circunavegação.
Outros países também se aventuraram pelos mares:
FRANÇA: Começou sua expansão ultramarina a partir de 1520. Os franceses exploraram a costa brasileira, saquearam o pau-brasil e tentaram, sem êxito, se estabelecer no Rio de Janeiro e no Maranhão. Também tomaram posse do Canadá e da Luisiana (sul dos EUA).
INGLATERRA: Por causa da Guerra das Duas Rosas (1455 – 1485) a Inglaterra também começou tarde sua aventura pelos mares.
HOLANDA: Os holandeses estabeleceram-se na Guiana, e em algumas ilhas do Caribe e na América do Norte onde fundaram Nova Amsterdã, que depois foi chamada de Nova Iorque. Promoveram, também, o tráfico de escravos negros.
CONSEQUÊNCIAS DAS GRANDES NAVEGAÇÕES
  • Sistema colonial português
  • Dominação das civilizações asteca e inca pelos espanhóis
  • Descoberta das minas de prata de Potosi (consideradas as maiores do mundo)
  • Ampliação do comércio mundial
  • Afluxo de metais preciosos
  • Preparação das revoluções Comercial e Industrial

O sabor e o exotismo das especiarias indianas despertaram a cobiça de vários comerciantes europeus
O sabor e o exotismo das especiarias indianas despertaram a cobiça de vários comerciantes europeus
Nos últimos séculos da Baixa Idade Média, a Europa sofreu um conjunto de transformações que marcou sua entrada para o período moderno. Os conflitos e epidemias que tomaram o Velho Mundo foram seguidos por um lento processo de recuperação das atividades comerciais entre os séculos XIV e XV. Um dos principais locais de negociação era a Índia, lugar em que eram encontradas em grande quantidade as tão cobiçadas especiarias.

Inicialmente, as mercadorias da Índia chegavam por rotas marítimas e terrestres. Contudo, os mercadores europeus não tinham a oportunidade de empreender negócio diretamente com os comerciantes indianos. Para alcançar as desejadas especiarias, precisavam se submeter ao monopólio comercial exercido pelos árabes, que na época controlavam o Mar Mediterrâneo, ou realizar imensas caravanas que, no caso dos mercadores italianos, alcançavam as regiões do Beirute e do Líbano.

Em geral, as especiarias tinham grande presença na culinária e na medicina européia. Em meio ao surgimento da classe burguesa e o restabelecimento da classe nobiliárquica, os temperos e sabores vindos da Índia propiciavam uma experiência sensorial inédita aos paladares medievais. O acesso a esses produtos, além de oferecer uma condição de vida mais confortável, acabou se transformando em um elemento que poderia distinguir a elite dos demais.

Se a situação já não era muito favorável da forma que se apresentava, as coisas só pioraram no ano de 1453. Nesta data, os turco-otomanos, chefiados por Maomé II, realizaram a conquista do Império Bizantino. Com isso, as antigas relações comerciais estabelecidas foram desmanteladas e os comerciantes se viram obrigados a conceber uma maneira de alcançar diretamente as especiarias indianas. Nesse novo contexto, Portugal assumiu posição pioneira na chamada expansão marítimo-comercial.

Apesar de até aqui termos a devida noção dos interesses e características desse comércio, pouco se fala sobre as tais especiarias buscadas em terras tão longínquas. Afinal de contas, que produtos indianos eram esses? E qual a utilidade dessas especiarias no cotidiano dos europeus? Para responder essas perguntas, podemos descrever os “poderes” e atrativos de alguns desses produtos que, de certa forma, foram responsáveis por tamanha disputa.

A canela é uma árvore que tem suas cascas processadas por método de ressecamento, que as transforma em um produto apto para consumo. Ralada ou em pau, é útil no tempero pães, compotas de fruta e doces. Além disso, é um útil ingrediente na preparação de cervejas, vinhos e perfumes. Tão famoso quanto, o açafrão é obtido de uma espécie de violeta. De sua parte superior são retirados os estigmas, pequenos caroçudinhos que, depois de triturados, temperam e colorem os alimentos.

O anis é uma erva bastante utilizada para fins medicinais. Seus grãos de formato oval e singular aroma são uma boa pedida quando o mau hálito e a indigestão atacam alguém. Em outras situações, também chegava a compor a lista de ingredientes de alguns xaropes, licores e outras receitas culinárias. Originária da Indonésia, a árvore de noz-moscada se aclimatou perfeitamente ao indiano. Com o caroço de seu fruto é possível fabricar um anti-inflamatório natural e temperar pratos salgados e doces.

Comercializado desde o século II a.C., o cravo-da-índia é obtido dos botões de uma pequena flor bastante perfumada. Depois de exposto algumas horas ao sol, o cravo pode ser introduzido na composição de vários alimentos e perfumes. Para quem tem o paladar receptivo a sabores marcantes, as folhas do cominho provocam uma experiência picante e, ao mesmo tempo, levemente amarga. Os indianos costumam levar este condimento ao fogo para intensificar seu tempero.

Bastante popular na culinária brasileira, a pimenta-do-reino tem vários tipos de preparação. Dependendo do fim com o qual é utilizado, esse pequeno fruto pode ser consumido ainda verde, seco ou em conserva. Seu gosto picante abre o apetite, tem propriedades digestivas e aguça a circulação sanguínea. O curry, ao contrário do que muitos imaginam, se trata de um tipo de folha seca usualmente utilizada com fins culinários.

Na verdade, esses são apenas alguns dos produtos que enriqueceram a mesa europeia a partir dos finais da Baixa Idade Média. Muitos outros tipos de produtos manufaturados e especiarias de outros povos integravam essa rentável atividade. Por fim, misturando um pouco de História, Biologia e Culinária, podemos conhecer as propriedades e origens de produtos que até hoje estão presentes no hábito alimentar de diversas culturas.

Por Rainer Sousa
Graduado em História
Veja também!
Índia - Informações gerais sobre o país que abriga a segunda maior população do mundo.

sábado, 17 de agosto de 2013

Mais uma etapa do projeto; O Ser Cidadão. Cartas entregue ao prefeito Aparecido Sério da Silva.


Cido Sério     


" Hoje pela manhã recebi os alunos do oitavo ano da escola estadual Lopes Borges, que vieram acompanhados pela professora de história Silvana. Ela está ensinando a diferença entre os poderes Executivo, Legislativo e Judiciário. Foi um encontro bacana, com estudantes muito interessados e atentos. Parabéns à professora pela iniciativa."
Ainda segundo o prefeito Aparecido Sério da Silva "  independente dos alunos votarem ou não, essa é uma atividade muito importante onde, desde cedo, eles começam a ter um aprendizado sobre a diferença entre os três poderes, conhecimento sobre gestão pública e principalmente conhecendo de perto órgãos públicos que muitas vezes jamais conheceriam nesta fase da vida. É a construção da cidadania desde a pré adolescência." 



Excelentíssimo Senhor Prefeito de Araçatuba Aparecido Sério da Silva.

Por meio desta,nós alunos da E.E Profº José Augusto Lopes Borges queremos propor algumas mudanças para melhor infra-estrutura do bairro Jardim Guanabara.
Atualmente verificamos que no presente bairro não há postos de saúde,pronto socorros,equipamentos de ginástica e não há uma certa limpeza apropriada em um córrego perto de uma escola,que virou praticamente um "lixão".Isto acarreta insetos e sujeira para os moradores desta região e até mesmo para a escola do nosso bairro.
Apresentamos,portanto,algumas sugestões para a melhoria do bairro,tais como implantação de postos de saúde e prontos socorros,equipamentos de ginástica para a população,entre outras coisas.
E também apresentamos os pontos positivos que possuem em nosso bairro,como a Praça Ikeda que está sendo muito bem cuidada,as ruas asfaltadas,os comércios de todos os tipos,as áreas de lazer,as escolas e o transporte público que passa por nosso bairro.
Acreditamos em nosso papel como cidadãos,pois é importante nós nos preocuparmos  com o lugar onde nós e nossas famílias moram e por isso a apresentação desta carta.
Agradecemos respeitosamente a oportunidade.

Sem mais,

Pedro Café de Lima Silva.
Sabrina Alves Berti.
Thayná Vitória Pereira Fernandes.
Vinícius Suzuki Silva.  

  Alunos da 7ªA ( 8 ano A)

Prefeito Cido Sério recebe meus queridos alunos para conversa sobre o Executivo
Excelentíssimo prefeito de Araçatuba ,Senhor Aparecido Sério da Silva.
   Por meio desta carta,nós alunos do 8º ano/7ªserie A da escola E.E Professor José Augusto Lopes Borges , queremos propor algumas mudanças para melhor infraestrutura do nosso bairro: Jardim Jussara,atualmente verificamos que no presente o bairro há :asfalto danificado,mal atendimento do dentista,falta de atendimento médico (não existe posto de saúde no bairro),infiltrações  na Emef. Profª Ibis Pereira Paiva,falta de lazer,apresentamos portanto algumas sugestões par a melhoria do bairro,tais como o comercio.
     Acreditamos em nosso papel como cidadãos, e por isso contamos com a sua colaboração e apresentamos essas mudanças. Agradecemos respeitosamente a oportunidade sem mais.
                                  
                                Esthér  Feliciano , Igor Brito,Isabela Frateli e Jefferson Arthur. 


Aluna Isabela Frateli entrega cartas redigida pelos colegas ao prefeito
" A aluna Isabela Frateli, da escola estadual Lopes Borges, me entregou cópia de material produzido pelos alunos no projeto Meu bairro minha história, desenvolvido pela professora Silvana Paupitz. No trabalho os alunos fizeram um relato de cada bairro da cidade. — com Isa Fratelii." 


Excelentíssimo senhor prefeito de Araçatuba, Aparecido Sério Da Silva, por meio desta carta, nós alunos da escola E.E Professor José Augusto Lopes Borges, queremos propor algumas mudanças para melhorar o nosso bairro , Pedro Perri.
Atualmente verificamos que no presente o bairro há uma rua sem asfalto e cheia de lixo, há pouco comércio e pouco lazer para jovens e crianças.
Apresentamos por tanto algumas sugestões para a melhoria do bairro, asfaltar a rua Sebastião Carvalho Rico, tirar todo o lixo dela, mais comércios e haver mais lazer.
Nós moradores também podemos colaborar não jogando mais lixo naquela rua, e o nosso prefeito atual também pode ajudar asfaltando-a e as outras que estão esburacadas ,não deixando acumular muito mato nos pastos pois pode atrair doenças para os moradores e podia colaborar com postos de saúde em nosso bairro .
Acreditamos em nosso papel de cidadão e por isso contamos com a sua colaboração e apresentarmos essas mudanças. 
Agradecemos respeitosamente a oportunidade sem mais. 


Araçatuba, 13 de Agosto de 2013.






















Excelentíssimo Prefeito de Araçatuba
Sr: Aparecido Sério da Silva

          Viemos por meio desta, nós alunos da E.E.Prof. José Augusto Lopes Borges, onde gostaríamos de  propor algumas mudanças para  melhorar a  infra-estrutura do Bairro Morada dos Nobres.
          Atualmente verificamos que no Bairro há muito que melhorar tendo como exemplo a Falta de Asfalto, em especial na Avenida Juscelino Kubstchek de Oliveira, onde não temos condições de comentar o que a população sofre, principalmente no tempo das chuvas, temos também, apenas um quarteirão sem asfalto da Rua: Joaquina de Jesus Pedroso, paralela a lagoa do Lago Azul, pedirmos a compreensão das autoridades competentes na solução para auxiliar a população.
          Precisamos também de uma Praça de lazer, colocando Equipamentos de ginástica para melhorar a saúde da população, Construção de um Centro Comunitário, pois nosso Bairro não tem.
   Atualmente temos em nosso Bairro a Corporação- 20° Corpo de Bombeiro na Rua Lions Club,há também  vários pontos de Comércio ( Padaria, Farmácia, Bazar, Salão de Cabeleireiro, Casa de Ração, Oficina,Bazar,Sorveteria, Mercado) situado nas principais Ruas como: Rua Custódio Soares de Castro, Rua Antônio Eufrásio de Toledo,Juscelino Kubstichek.
      Há também Áreas de Educação e Saúde, em nosso Bairro como Escolas, Creches e Posto de Saúde como o E.E Maria do Carmo Lélis a rua Lions Club,creche EMEB Hélia Pinholi Mungos Vagas na rua Pontes de Miranda e o posto de saúde U.B.S Dr. Jecy Villela dos Reis na rua  Custódio Soares, na qual , parabenizamos pela Reforma na UBS  que está sendo efetuada.
Acreditamos em nosso papel como cidadãos,pois é importante nos importar com a saúde dos nossos familiares e dos  moradores, por isso a apresentação desses pontos favoráveis e algumas sugestões.
 Agradecemos respeitosamente a oportunidade.

Bianca Caetano, Thairiny Gomes, Kerolyn Ramos, João Vitor Villela
( Alunos do 8° ano A)

Araçatuba,13  de agosto de 2013

Ilustríssimo Senhor Prefeito de Araçatuba Aparecido Sério da Silva.
Por meio desta, eu aluna da E.E Prof  José Augusto Lopes Borges quero propor  algumas  mudanças  para  a melhor infraestrutura  do bairro  Ferdinando  Laboriau.
Atualmente,verifiquei   que  no  presente  bairro  há  estradas danificadas,com  muitos  buracos  que  podem causar acidentes,também quando  chove  a  água  fica acumulada  nos  buracos  destas  estradas  prejudicando  a passagem  dos  carros,por isso  acredito  a  melhoria  do asfalto  seria fundamental.
Apresento também  alguns  pontos  positivos tais como:as chácaras de lazer são alugadas para  festas  e  eventos  e  o posto  de  gasolina,onde  há um mini-mercado  e  um  restaurante,além  do  bairro ser muito tranquilo e bom  para  se  morar.
Acredito  em meu papel  como  cidadã,pois é muito importante a melhoria do bairro pra nós e por isso  apresentei  essa  sugestão.
Agradeço respeitosamente a oportunidade.
                            Muito obrigada

Camila Gonçalves dos Santos Pedro
                                                                     (aluna do 8 ano A).





Dinâmica aplicada pelo senhor Antonio Luceni, membro da Secretaria de Comunicação em que os alunos deveriam distribuir o orçamento entre as secretarias e aplicar bem o dinheiro público.


"Alunos da EE Lopes Borges visitam Paço Municipal
De acordo com o prefeito Cido Sério, a escola é um dos ambientes mais importantes na vida do ser humano

Educar, desde cedo, sobre política e assuntos relacionados à sociedade é uma importante ação que está sendo realizada pela escola estadual Lopes Borges, em Araçatuba. Os alunos da professora Silvana Palpitz, que leciona História no oitavo ano do 
Ensino Fundamental II, estão aprendendo sobre os três poderes: já conheceram o Legislativo e, na manhã desta terça-feira (13), visitaram o Paço Municipal para conhecer o executivo.

Cerca de 35 alunos assistiram a uma palestra de apresentação com o assessor político do gabinete Calos Nova e com o assessor da Secretaria de Governo Odair Nakamune. Participaram, tambem, de dinâmicas realizadas pelo professor Antonio Luceni, para aprender sobre o funcionamento de uma administração municipal. O prefeito Cido Sério os recebeu no auditório do Paço e contou sobre sua trajetória. Depois disso, os jovens conheceram o gabinete do prefeito.

CIDADANIA
Cido destacou a importância que os estudos têm na vida de todos os cidadãos: “A escola é um dos ambientes mais importantes na nossa vida, não o único, mas, talvez, o principal; pois a sabedoria é a única coisa que não podem tirar da gente”, afirmou.

A aluna Isabela Frateli entregou, ao prefeito Cido Sério, cópia de material produzido pelos alunos no projeto “Meu bairro, Minha história”, desenvolvido pela professora Silvana Paupitz. No trabalho os alunos fizeram um relato de cada bairro da cidade."
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