quarta-feira, 23 de outubro de 2013

Araçatuba realiza primeiro Seminário afro-indígena





Evento, que é aberto à população, é promovido pela Prefeitura de Araçatuba, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SME), e o Neab
A comunidade araçatubense vai se reunir, no próximo dia 30, a partir das 19h, para participar do 1º Seminário afro-indígena. O evento, que acontecerá na praça 9 de julho, que fica em frente à Câmara Municipal, épromovido pela Prefeitura de Araçatuba, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SME), em parceria com o Neab (Núcleo de Estudo Afro-Brasileiro e Indígena de Araçatuba).
O Núcleo de Estudo Afro-Brasileiro e Indígena de Araçatuba (Neab), tem como missão a formulação de políticas visando à implementação da Lei 310.639/0 e a Lei 11.645/08 que instituem o ensino da história e da cultura afro-brasileira e indígena nas escolas do município.
O Neab foi criado em 2011, por iniciativa do Fórum da Construção da Consciência Negra (FCCN) e da Secretaria Municipal de Educação de Araçatuba.
Ele é um programa de integração e inclusão étnico-racial, formado por docentes e membros da sociedade civil, bem como demais segmentos sociais interessados em debater e formular propostas para o desenvolvimento de ações afirmativas voltadas para a população afrodescendente da cidade.
APROFUNDAMENTO
Para aprofundar o entendimento da população sobre o ensino da história e da cultura afro-brasileira e indígena, o NEAB e a Secretaria Municipal de Educação de Araçatuba, estarão realizando o I Seminário Afro-Indígena de Araçatuba, buscando o envolvimento das escolas municipais, estaduais, particulares, universidades e faculdades do município de Araçatuba.
As palestras previstas no seminário deverão abordar a valorização da história e da cultura afro e indígena e da capoeira como um dos elementos de resistência da cultura afro no Brasil.
O seminário será realizado na Câmara Municipal de Araçatuba, que acaba de votar o Projeto de Lei criando o Conselho Municipal da Promoção da Igualdade Racial de Araçatuba, confirmando o compromisso do prefeito Cido Sério de incentivar a criação de espaços de elaboração de ações afirmativas e de políticas públicas voltadas para os segmentos sociais mais vulneráveis da população.
ATRAÇÕES
Durante o evento, será realizada uma Roda de Capoeira sob a coordenação do Mestre Marco Lima da Associação de Capoeira Liberdade Camará.
A Reserva Indígena de Braúna promoverá uma feira com artigos indígenas na Praça 9 de Julho, em frente à Câmara Municipal. Os participantes receberão um certificado de participação fornecido pela Secretaria de Educação de Araçatuba.




DISCUTINDO COTAS 

ÉTNICO-RACIAL

 E A HISTÓRIA DE ZUMBI 

DOS PALMARES



Interdisciplinaridade, entre a Filosofia e a História. Professora Zilda Crepaldi e professora Silvana Paupitz com os alunos do 2º ano A do Ensino Médio da U.E José A. Lopes Borges. Cumprindo com a Lei 310.639/0, e Proposta Curricular, foi realizado debate na aula de História com os aluno do EM a partir de estudos e pesquisa realizadas na aula de Filosofia.

Com os alunos do EF, também de acordo com a Proposta Curricular foi promovido estudos e pesquisa residenciais culminando em roda de conversa no pátio da escola contando a história de Zumbi dos Palmares com série 6º ano A.
  
É importante perceber que a vinda dos médicos cubanos para o Brasil também é passível de  debates preconceito étnico-racial na visão de parte do nosso alunado.
Segue abaixo algumas fotos dos trabalhos em desenvolvimento.



"Eu odeio o racismo, pois o considero uma coisa selvagem, venha ele de um negro ou de um branco." 

Nelson Mandela
Igualdade, cólera e preconceito

Alunos do fundamental em roda de conversa





terça-feira, 15 de outubro de 2013

'Professor é profissão. Educador é vocação'. (Salomão Becker)


"A criação da data se deu em virtude de D. Pedro I, no ano de 1827, ter decretado que toda vila, cidade ou lugarejo do Brasil, criasse as primeiras escolas primárias do país, que foram chamadas de “Escolas de Primeiras Letras”, através do decreto federal 52.682/63." Assim a partir deste decreto surgem as primeiras escolas no Brasil já independente de Portugal. 

É interessante observar que meninos e meninas desenvolviam as habilidades leitoras e operacionais, ou seja aprendiam a ler, escrever, e as quatros operações matemáticas. Separadamente os meninos frequentavam a disciplina geometria, enquanto as meninas se ocupavam das prendas domésticas, como cozinhar, bordar e costurar.

Professor Salomão Becker
 Em São Paulo,precisamente na data de 1947  o prof Salomão Becker, que cultivava uma pequena escola sob o nome de Ginásio Caetano de Campos,  localizada no numero 1520 á rua Augusta, mais conhecido por "Caetaninho", percebendo a sua estafa e a dos professores numa jornada que ia do dia 01 de junho ao dia 15 de dezembro com um pequeno intervalo de 10 dias neste período,junto a  quatro professores propôs uma reunião com toda a equipe que consagrassem um dia especial para descanso e discussão  dos problemas da profissão, planejamento das aulas, trocas de experiências. Inspirado em uma bela lembrança de infância o então educador Salomão Becker propôs que o encontro seria no "Dia 15 de Outubro". Devido ao sucesso da data, virou tradição na escola e espalhou-se pela cidade de São Paulo contagiando outros estabelecimentos estudantis. Nos anos seguintes, o país adotou a data oficialmente e então estava consagrado o "Dia do Professor" sob o Decreto Federal 52.682, de 14 de outubro de 1963 (as vésperas do Golpe de Estado), sob o Art. 3,"definia-se a essência e razão do feriado: " Para comemorar condignamente o Dia do Professor, os estabelecimentos de ensino  farão promover solenidades, em que se estabeleça a função do mestre na sociedade moderna, fazendo participar os alunos e as famílias".


Rubem Alves_Oficial

'Educar é mostrar a vida a quem ainda não a viu.
O educador diz: “Veja!” – e, ao falar, aponta.
O aluno olha na direção apontada e vê o que nunca viu. Seu mundo se expande. Ele fica mais rico interiormente…'


Rubem Alves




Segue abaixo alumas fotos de trabalhos desenvolvidos pela professora de História Silvana Paupitz








Alunos protagonistas; após participação de Gincana Cultural na Biblioteca Municipal  Rubens do Amaral em Araçatuba os alunos do 3º ano do EM propagam o aprendizado.






Resultado da visita ao Museu  de Artes Plástica da cidade de Araçatuba, detectando fontes históricas com os alunos do 6º ano do EF.




Visita  do 7º ano do EF com a professora de história Silvana Paupitz ás dependências do Legislativo para maiores contatos com vereadores e aprendizado de suas funções. Palestra com a então vereadora Durvalina Garcia.

 

Foram também os alunos, dando prosseguimento ao projeto, recebidos pelo prefeito municipal Aparecido Sério da Silva para discursar sobre sua gestão. 









 Alunos do EM debatendo a Lei de Cotas Raciais na escola e no pátio do Museu Marechal Cândido Rondon da cidade de Araçatuba.




Por 
Amanda Furlani

Parabenizar todos os professores queridos que fizeram parte da minha trajetória e de uma forma especial contribuíram na minha historia. Meu muito obrigada especial a Silvana Antonia Dos SantosPaupitz que foi minha maior influência para a minha profissão e ela sabe o quanto sou fã de carteirinha e assumida mesmo!!! Rsrsrsrss, e também aos meus colegas de classe que estão diariamente a procura dessa profissão que só o amor constrói. 
Que "se vamos"  moçada. ‪#‎futurosprofessores‬ Amanda Furlani e Carol Cassoli!

Rubem Alves - A Escola Ideal - o papel do professor