segunda-feira, 29 de junho de 2015

FESTA JUNINA NA UE JOSÉ AUGUSTO LOPES BORGES





FOGUEIRA;





"Fazem parte da tradição pagã como forma de comemorar o solstício de verão. Na Idade Média, durante o processo de cristianização, a fogueira passou a ser um dos elementos da festa de São João Batista." 

"A luz proporcionada pela fogueira simboliza a proteção. É um dos principais símbolos da Festa Junina, pois os eventos ocorrem ao redor dela.



É também uma homenagem aos três santos da festa: São João, São Pedro e Santo Antônio. A fogueira também proporciona calor, de grande importância no mês de junho em função das baixas temperaturas."








Personagens da quadrilha:



"A quadrilha é uma forma de agradecimento pelas boas colheitas, feita aos santos juninos."








"Tem origem numa dança popular realizada por camponeses europeus durante a Idade Média. Foi trazida para o Brasil no século XIX, onde se fundiu com danças e tradições culturais brasileiras. Representa de forma animada, principalmente, os principais aspectos da vida no meio rural. A quadrilha varia muito de região para região. "



A dança de quadrilha é um dos momentos mais importantes das Festas Juninas. Os personagens simbolizam algumas das principais figuras da sociedade rural. São eles: padre, noivo, noiva, pais do noivo, pais da noiva, madrinhas, padrinhos, delegado, sacristão, entre outros."


TRAJES;


A festa de São João brasileira tradicional é típica da Região Nordeste. A indumentária tradicional para os homens é o matuto, camisa quadriculada, calça remendada com panos        coloridos e chapéu de palha; para as mulheres o vestido colorido de chita é ornamentado com muitas fitas, flores e belos chapéus de palha, com jeitinho de caipira.

quarta-feira, 24 de junho de 2015

SEGUNDA GUERRA MUNDIAL;3ºs anos do EM apresentando seminários para o 9º ano do EF na UE Prof.José Augusto Lopes Borges Araçatuba SP





O marco inicial ocorreu no ano de 1939, quando o exército alemão invadiu a Polônia. De imediato, a França e a Inglaterra declararam guerra à Alemanha. De acordo com a política de alianças militares existentes na época, formaram-se dois grupos : Aliados (liderados por Inglaterra, URSS, França e Estados Unidos) e Eixo (Alemanha, Itália e Japão ).








Alguém que diz que se sente fascinado pelo holocausto ou pela II Guerra Mundial realmente sabe o que "fascinado" significa?
Anderson Cruz




A Lista de Schindler

Durante a Segunda Guerra Mundial, enquanto o regime nazista enviava milhares de prisioneiros aos fornos de Auschwitz, o industrial alemão Oskar Schindler abrigava centenas de judeus em sua fábrica, de onde ele finalmente os transferia em segurança para a Tchecoslováquia. Um lugar na lista de Schindler significava a única chance de sobrevivência para um prisioneiro judeu.

Oskar Schindler, o herói do Holocausto, é retratado de modo inédito e comovente pelo romancista Thomas Keneally, que passou dois anos entrevistando sobreviventes beneficiados por Schindler em sete países – Austrália, Israel, Alemanha Ocidental, Áustria, EUA, Argentina e Brasil. Escrito com paixão, mas também com absoluta fidelidade aos fatos, o autor realizou uma espantosa recriação de um episódio histórico, narrado com toda a ênfase de uma ficção.

Editora: Bestbolso
Autor: THOMAS KENEALLY & TATI MORAES
Ano: 2007
Número de páginas: 532



Filme recomendado para entender um pouco do holocausto.

História da Mesopotâmia.....uso de textos e imagens através de slides.....

História da Mesopotâmia, Povos Mesopotâmicos, Assírios, Babilônios, Sumérios, Babilônia, Código de Hamurabi, Escrita Cuneiforme, Zigurate, Jardins Suspensos da Babilônia, Torre de Babel, economia, arquitetura, arte, administração, Caldeus.


A palavra mesopotâmia tem origem grega e significa " terra entre rios".

Essa região localiza-se entre os rios Tigre e Eufrates no Oriente Médio, onde atualmente é o Iraque. 

Esta civilização é considerada uma das mais antigas da história.Vários povos antigos habitaram essa região entre os séculos V e I a.C. Entre estes povos, podemos destacar: babilônicos, assírios, sumérios, caldeus, amoritas e acádios. 






No geral, eram povos politeístas, pois 
acreditavam em vários deuses ligados à natureza. No que se refere à política, tinham uma forma de organização baseada na centralização de poder, onde apenas uma pessoa ( imperador ou rei ) comandava tudo. A economia destes povos era baseada na agricultura e no comércio nômade de caravanas. 

Vale dizer que os povos da antiguidade buscavam regiões férteis, próximas a rios, para desenvolverem suas comunidades. 
Dentro desta perspectiva, a região da mesopotâmia era uma excelente opção, pois garantia a população:  água para consumo, rios para pescar e via de transporte pelos rios.

 Outro benefício oferecido pelos rios eram as cheias que  fertilizavam as margens, garantindo um ótimo local para a agricultura.


Sumérios 


Este povo destacou-se na construção de um complexo sistema de controle da água dos rios. Construíram canais de irrigação, barragens e diques. A armazenagem da água era de fundamental importância para a sobrevivência das comunidades. Uma grande contribuição dos sumérios foi o desenvolvimento da escrita cuneiforme, por volta de 4000 a.C. Usavam placas de barro, onde cunhavam esta escrita. Muito do que sabemos hoje sobre este período da história, devemos as placas de argila com registros cotidianos, administrativos, econômicos e políticos da época.

Os sumérios, excelentes arquitetos e construtores, desenvolveram os zigurates. Estas construções eram em formato de pirâmides e serviam como locais de armazenagem de produtos agrícolas e também como templos religiosos. Construíram várias cidades importantes como, por exemplo: Ur, Nipur, Lagash e Eridu.

 Babilônios 

Este povo construiu suas cidades nas margens do rio Eufrates. Foram responsáveis por um dos primeiros códigos de leis que temos conhecimento.

Baseando-se nas Leis de Talião ( " olho por olho, dente por dente " ), o imperador de legislador Hamurabi desenvolveu um conjunto de leis para poder organizar e controlar a sociedade. De acordo com o Código de Hamurabi, todo criminoso deveria ser punido de uma forma proporcional ao delito cometido. 

Os babilônios também desenvolveram um rico e preciso calendário, cujo objetivo principal era conhecer mais sobre as cheias do rio Eufrates e também obter melhores condições para o desenvolvimento da agricultura. Excelentes observadores dos astros e com grande conhecimento de astronomia, desenvolveram um preciso relógio de sol.

Além de Hamurabi, um outro imperador que se tornou conhecido por sua administração foi Nabucodonosor II, responsável pela construção dos Jardins suspensos da Babilônia (que fez para satisfazer sua esposa) e a Torre de Babel (zigurate vertical de 90 metros de altura). Sob seu comando, os babilônios chegaram a conquistar o povo hebreu e a cidade de Jerusalém.

Assírios

Este povo destacou-se pela organização e desenvolvimento de uma cultura militar. Encaravam a guerra como uma das principais formas de conquistar poder e desenvolver a sociedade. Eram extremamente cruéis com os povos inimigos que conquistavam. Impunham aos vencidos, castigos e crueldades como uma forma de manter respeito e espalhar o medo entre os outros povos. Com estas atitudes, tiveram que enfrentar uma série de revoltas populares nas regiões que conquistavam.

Caldeus

Os caldeus habitaram a região conhecida como Baixa Mesopotâmia no primeiro milênio antes de Cristo. Eram de origem semita. O imperador caldeu mais importante foi Nabucodonosor II. Após a morte deste imperador, o império babilônico foi conquistado pelos Persas.

http://www.suapesquisa.com/mesopotamia/






Aula sobre o Egito Antigo através do uso de textos e imagens (slides)......



Há aproximadamente quatro mil anos antes de Cristo, o aprimoramento das técnicas de plantio e o desenvolvimento das atividades comerciais permitiram o surgimento de grandes civilizações em diferentes regiões do planeta. Europa, Ásia e África passaram a abrigar povos que buscaram nas proximidades de grandes rios e mananciais de água o conforto necessário para sua garantia de sobrevivência. 


Entre outras regiões, podemos citar o fértil Vale do Rio Nilo, lugar onde a civilização egípcia constituiu sua história.Situado na porção nordeste do continente africano, o Egito integrava os limites do antigo Crescente Fértil. Ironicamente, boa parte dessa localidade é tomada por deserto de clima extremamente árido. 



Atualmente, as terras cultiváveis são controladas por um grupo de latifundiários que produzem algodão para suprir as demandas do mercado externo.

 Tal realidade está bem distante da diversificada e imponente potência agrícola que um dia foi o Egito no tempo dos faraós.
Com quase 6.700 quilômetros de extensão, o Rio Nilo foi chave fundamental para que essa imensa civilização fosse formada no continente africano. Por meio de um interessante sistema de cheias, os povos nômades que primeiramente chegaram àquela região puderam suportar as intempéries de um dos lugares de clima mais seco do planeta. Entre os meses de junho e outubro, a elevação das águas do Nilo cobria suas margens com um material orgânico (húmus) responsável pela fertilização das terras.



Toda essa benesse oferecida pelo meio ambiente acabou influenciando fortemente a constituição do pensamento religioso dos povos egípcios. Boa parte dos mitos e divindades egípcias tinha algum tipo de relação com a natureza. Muito provavelmente, influenciados pela observância dos ciclos naturais, os egípcios deram origem à crença na imortalidade, que os instigava a ter um cuidado especial com todos aqueles que faleciam.





Além de acreditar na forte influência que os deuses possuíam na organização da vida terrena, os egípcios também foram capazes de produzir conhecimento em diferentes áreas. Para ampliar a disponibilidade de terras cultiváveis, foram capazes de criar canais de irrigação e diques que potencializavam o uso das águas do Rio Nilo. Além disso, desenvolveram uma medicina própria que contava com a utilização de diversos remédios e, até mesmo, de cirurgias realizadas com o uso de anestesia.
Por contar com uma população bastante numerosa, os egípcios desenvolveram uma sociedade complexa dividida em várias camadas sociais. No topo dessa hierarquia estava o faraó, um deus encarnado que também era responsável pelas principais decisões políticas da civilização. Sem dúvida, uma breve investigação sobre os egípcios nos leva a crer que suas conquistas e mistérios quebram com aquela impressão arcaica que geralmente temos ao pensar nas populações da Antiguidade.  

Por Rainer Sousa
Mestre em História

https://www.blogger.com/blogger.g?blogID=4086653511570516375#editor/target=post;postID=6517027399342246277


terça-feira, 23 de junho de 2015

Presidente Prudente: Banda Tribute no Imagine........










banner-Imagine-Festival"Imagine um lugar onde o rock se encontra com o samba, o jazz com o hip hop, o clássico com o ska, o trance com o rap, o sertanejo com o reggae, e tudo é embalado por uma só paixão: a música. Esta é a proposta do Imagine Brazil, atrair diversos estilos musicais para uma grande competição, de igual para igual, onde jovens músicos, de 13 a 21 anos, possam viver novas experiências e compartilhar seu talento com o mundo.
Criado pela Jeunesses Musicales International (JMI) – maior ONG de música para jovens do mundo todo -, o festival Imagine acontece em cerca de 10 países e, em 2015, o Brasil faz parte desta lista. De cada país, sai um grande vencedor, o qual conquista uma vaga na final internacional do concurso, que acontece em 2016, na Croácia.
Para chegar ao vencedor do Imagine Brazil, serão realizadas três fases eliminatórias, todas no estado de São Paulo. As pré-seleções, primeira rodada da competição, serão feitas por uma comissão técnica, a partir do formulário de inscrição + mídia MP3/vídeo enviados pelo inscrito pelo site do festival. Ao todo, serão selecionados até 50 grupos ou artistas para competir as semifinais regionais, que acontecem de forma presencial, em cidades do interior de São Paulo: Ourinhos, Piracicaba, Presidente Prudente, Ribeirão Preto e São José dos Campos. Destas cinco localidades, saem 10 vencedores, que vão direto para a Final (em São Paulo capital), de onde sairá o grande vitorioso do Imagine Brazil, para competir a Final Internacional.
Interessados têm de 23 de fevereiro a 30 de março para fazer sua inscrição pelo site: http://br.imaginefestival.net/. São aceitos solistas ou grupos de até 8 pessoas, que residam no estado de São Paulo. O primeiro colocado, além de uma viagem internacional totalmente paga pelo festival, leva pra casa um instrumento da marca Yamaha. Já imaginou?"
http://www.projetoguri.org.br/acontece/imagine-brazil-2015-onde-todo-estilo-de-musica-e-bem-vindo/



rodape-patrocinadores-imagine_02