Projetos


PROJETO; MEMORIAS E RESISTÊNCIAS.
SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO
UNIDADE ESCOLAR JOSÉ AUGUSTO LOPES BORGES ARAÇATUBA SÃO PAULO
PROFESSOR Responsável: SILVANA PAUPITZ DE HISTÓRIA.

INTRODUÇÃO;

A escola é um local imprescindível de se promover à consciência e estimular a mudança de comportamento a partir da conjugação das questões atuais com as questões socioculturais. As disciplinas são os recursos didáticos através dos quais os conhecimentos científicos que a sociedade já dispõe são colocados ao alcance dos alunos. As aulas são os espaços ideais de trabalho com os conhecimentos dos alunos e onde se desencadeiam experiências e vivências formadoras de consciências mais vigorosas porque alimentadas no saber. (PENTEADO, 1994)

JUSTIFICATIVA;

As viagens pedagógicas são umas tendências na educação vivenciando aventuras e vontades, aprendizados e formação cidadã. O aluno pode assim, associar o que aprendeu em sala de aula a situações e cenários reais de forma espontânea e real.
              A visita científica monitorada tem como objetivo contribuir no processo de ensino-aprendizagem, através de atividades práticas que estimulem a observação e levem o educando a interagir com o ambiente visitado. As visitas, de maneira geral, contribuem para a socialização dos jovens e facilitam a aprendizagem. Porém, para que esse potencial seja aproveitado, é preciso que estejam inseridas no processo educacional e não sejam consideradas apenas como um passeio no campo, portanto faz se necessário envolver os alunos em todo o processo ensino aprendizagem com objetivos claros e definidos e, levando em consideração o currículo do aluno aliando-o aos acontecimentos históricos do Brasil contemporâneo. Uma parcela da sociedade tem reivindicado a volta dos militares ao poder suprimindo a democracia brasileira duramente conquistadas por heróis anônimos ou personalidades marcadas pela luta e resistência a ditadura e a favor da preservação dos direitos democráticos. Os estudos em sala de aula e vivencias do período de 1964 a 1984 no Memorial da Resistência possibilitará aos alunos a contextualização e entendimento da importância da preservação da memória e negação da volta de um poder tão tirano no país

  OBJETIVOS;

ü  Envolver todos os segmentos da unidade escolar nas atividades propostas pelo projeto através da socialização das atividades registradas em vídeos e mural.
ü  Abordar o currículo do aluno de forma dinâmica e objetiva associando o aprendizado teórico com as práticas educativas.
ü  Formar grupos de estudos e pesquisas e socializar o conhecimento adquirido através de gráficos, ex; inflação durante o período militar e nos governos democráticos pós-ditadura.
ü  Alcançar mudanças de valores em relação à querência da volta dos militares no poder ou reafirmar a rejeição a qualquer governo ditador.
ü  Desenvolver o respeito ao voto democrático rejeitando atos violentos que possam ferir a Constituição e os Direitos Humanos.
ü  Entender que são nas urnas que se provocam mudanças de governos quando esses não correspondem às expectativas do cidadão.
ü  Colaborar com a formação cidadã e o respeito à vida humana.


PUBLICO ALVO;
3ºs ano A e B socializando com a Unidade Escolar.









PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS;     
                                             
ü  Pesquisas em site confiáveis e livros didáticos e paradidáticos.
ü  Produzir slides e ou vídeos documentários para socialização das pesquisas e estudos.
ü  Palestra com o professor Euclides Garcia conhecedor profundo do tema.
ü  Aula específica sobre a Democracia com a professora Durvalina Garcia.
ü  Análises de letras e interpretação de musicas que retratam o período estudado.
ü  Debates e socialização dos estudos em grupos.
ü  Visita a instituições afins para ampliação do aprendizado.
ü  Filmes bem como; Zuzu Angel para desconstrução e reconstrução do mesmo na colaboração dos estudos e aprendizagens.
ü  Despertar a criticidade dos alunos e tomadas de decisões em relação à rejeição da violência física moral que envolve o período estudado.
ü  Leitura de fotografias do período militar realizada com os alunos junto com  Yago Monteiro, jornalista e fotografo.

 

AVALIAÇÃO;

 

A avaliação se fará de forma qualitativa através da socialização, interação, participação dos alunos e conhecimento adquirido durante o desenvolvimento das atividades contempladas no presente projeto. Portanto esta será efetivada durante todo o processo.











SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO
UNIDADE ESCOLAR JOSÉ AUGUSTO LOPES BORGES ARAÇATUBA SÃO PAULO
PROJETO EXCURSÃO ESCOLAR: PEDAGÓGICA E CULTURAL
PROFESSORES RESPONSÁVEIS: SILVANA PAUPITZ 

 África em Nós: 2014




Projeto em desenvolvimento com o 9º ano do EF tem a pretensão do conhecimento parcial do histórico dos países que cultivam a língua portuguesa em decorrência da colonização e a imposição dos usos e costumes dos ibéricos a partir das Grandes navegações. Explorando a História das ex colônias ibéricas bem como; Angola, Guiné Bissau, Ilhas Canárias, Moçambique e Porto Príncipe terão os alunos envolvidos no projeto à oportunidade de percepção da formação dos países lusófonos como e os laços culturais para com o Brasil suas influencias diretas e indiretas na diversidade cultural que envolve nosso país em seus diversos aspectos.






Duração: 

O presente projeto será desenvolvido durante o ano letivo. 




Justificativa: 

Para que a qualidade de ensino seja umas das potencialidades em círculos de qualidade, é necessário, trabalhar com atividades diferenciadas e instigadoras da busca pela apreensão do conhecimento e seus significados.
Pesquisar a formação dos países iberos africanos, desvendando o passado e compreendendo o presente oportuniza os alunos a valorizar a cultura dessas nações e as influências em nossa sociedade bem como a reforma ortográfica e a formação do nosso vocabulário com inferência direta das línguas faladas por esses povos quando sequestrados e aprisionados em suas pátrias.
 Trazidos para o Brasil colônia de maneira forçosa tiveram que compor a mão de obra escrava nas fazendas e engenhos colaborando com o fabrico do doce açúcar e com a economia portuguesa. 

               Objetivos:

• Aprimorar e compreender os meios de informação e expressão através de pesquisas em grupos de alunos responsáveis por diferentes países africanos que usam a Língua Portuguesa como oficial e desenvolver o hábito de socializar estudos e informações;
• Compreender textos e o contesto históricos, que envolve o país pesquisado;
• Estimular o processo ensino aprendizagem voltado para a leitura, análise e tratamento de informações, contextualizando os diversos gêneros textuais que o currículo aborda nas áreas do conhecimento;
• Utilizar tecnologias de informação e comunicação para construir e disponibilizar estudos e pesquisas usando as variadas formas de mídias e suas linguagens na compreensão da nova ortografia e da História dos países estudados e suas influências no nosso vocabulário;




• Desenvolver o protagonismo juvenil através da socialização do aprendizado intramuros contribuindo com a formação contínua da comunidade escolar;
• Fazer uso de mapas para aprimorar o conhecimento do espaço geográfico destacado no projeto e possibilitar a compreensão das informações contidas através de estudos e pesquisas;


• Promover pesquisa de campo no Museu Afro Brasil no qual “o local abarca traços das diversas representações da cultura africana e afro-brasileira, na perspectiva de autores nacionais e internacionais história e escravidão do povo” e através da proximidade dessa infinita diversidade de acervo poderá nosso publico alvo que envolve o 9º ano A do EF se apropriar da proposta do museu em tratar da contribuição do homem negro no Brasil por meio de três vertentes: memória, história e arte contribuindo assim com a reflexão da cultura afro brasileira e preservação da consciência histórica.
·         Promover pesquisa de campo no Museu da Língua Portuguesa através dos recursos de interatividade e tecnologia que abordam os conteúdos de forma diferenciada e incentivadora da busca pelo conhecimento da língua falada nos países lusófonos através das “Palavras Cruzadas que explicam as várias influências de outros povos e línguas na formação do idioma. Uma linha do tempo que mostra a história do idioma (...) origem e significado das palavras;”
·         Ainda através do protagonismo juvenil, construir e incentivar a ação do aluno multiplicador usando diversificados meios de comunicação e expressão;



Culminância:

Ocorrerá no mês de novembro na Semana da Consciência Negra onde os alunos no pátio da escola apresentarão para toda a comunidade escolar os frutos do trabalho realizado durante os três primeiros bimestres através da musica, dança desfile de vestimentas africanas, confecção de Turbantes com a estilista Marilídia Beija-Flor, mural contendo informações dos países pesquisados.

Procedimentos metodológicos:

Cada aluno terá um caderno específico para o projeto e quinzenalmente ocorrerá a socialização das atividades desenvolvidas extraclasse e em grupos de alunos já formados anteriormente. Estes grupos de alunos cada qual com o seu país escolhido ou sorteado a princípio farão uso do mapa do mundo e localizarão dentro do continente africano o país alvo e fruto de pesquisa. País localizado inicia-se o processo de estudos da Geografia (relevo, localização, fauna e flora demografia, sustentabilidades e outros) e História (pré-história, tribos e colonização, cultura política e sociedade e outros) que aborda o país, fazendo uso da multimídia (documentários, sites afins, filmes e outros) livros didáticos, mapas, dicionário histórico, dicionário da língua portuguesa e outros meios que possam vir a colaborar com o bom andamento do projeto. Ao iniciarmos o projeto os alunos receberão professora convidada para ministrar aula sobre a nova ortografia usando textos xerocopiados e atividades após estudos. A professora usará no mínimo quatro aulas para desenvolver as aulas iniciais da nova ortografia.


Avaliação:

 A avaliação se fará de forma qualitativa através da socialização, interação, participação e conhecimento que o aluno terá com as atividades e com seus colegas durante as atividades. Portanto esta será efetivada durante todo o processo de desenvolvimento do projeto.



Anexos ou atividades a serem desenvolvidas:

·         Buscar criar um fórum que possibilite a troca de informações entre nossos alunos de escolas públicas dos países pesquisados.
·         Buscar parceria com instituições afins para colocar o fórum em pratica.
·         Montagem de murais informativos durante o decorrer do projeto.
·         Registrar através de fotografias e filmagens o passo a passo do projeto.
·         Registrar no caderno do projeto todas as pesquisas realizadas na escola ou nas residências dos alunos envolvidos. 
·         Viagem a cidade de São Paulo com data previamente agendada para o dia trinta e um de agosto do mês corrente para visitação ao Museu da Língua Portuguesa e ao Museu Afro Brasil com o objetivo de proporcionar aos alunos envolvidos no presente projeto a possibilidade de vislumbrar, sentir, observar, presenciar as infinitas influencias da língua e cultura africana em nossas vidas. 




Projeto
Da amarga escravidão ao doce açúcar.2014 e 2015


SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO
UNIDADE ESCOLAR JOSÉ AUGUSTO LOPES BORGES ARAÇATUBA SÃO PAULO
PROJETO EXCURSÃO ESCOLAR: PEDAGÓGICA E CULTURAL
PROFESSORES RESPONSÁVEIS: SILVANA PAUPITZ








INTRODUÇÃO:

                A escola é um local imprescindível de se promover à consciência e estimular a mudança de comportamento a partir da conjugação das questões atuais com as questões socioculturais.



 As disciplinas são os recursos didáticos através dos quais os conhecimentos científicos que a sociedade já dispõe são colocados ao alcance dos alunos. As aulas são os espaços ideais de trabalho com os conhecimentos dos alunos e onde se desencadeiam experiências e vivências formadoras de consciências mais vigorosas porque alimentadas no saber.

(PENTEADO, 1994) 

JUSTIFICATIVA:

 
As práticas pedagógicas são umas tendências na educação, o aluno vivencia os aprendizados que contribuem com sua formação cidadã associando a teoria contidas nos livros didáticos com as situações e cenários reais de forma espontânea e real. 

   A aula prática incluída em uma sequência didática tem como objetivo contribuir no processo de ensino-aprendizagem, através de atividades que estimulem a observação e interação do educando com o meio e, assim construindo soluções para a problemática apresentada. As aulas que incluem a prática e o vivenciar dos conteúdos didáticos de maneira geral, contribuem para a socialização dos jovens e facilitam a aprendizagem, porém, para que esse potencial seja aproveitado, é preciso que estejam inseridas no processo educacional e não sejam consideradas apenas como uma aula divertida.

OBJETIVOS:

      Envolver todos os segmentos da unidade escolar nas atividades propostas pelo projeto através da socialização das atividades registradas em vídeos e mural.





     Abordar o currículo do aluno de forma dinâmica e objetiva associando o aprendizado teórico com as práticas educativas.
           Levar o aluno a perceber as diversas etapas da produção do açúcar do Brasil colonial.
           Proporcionar ao aluno a degustação dos sabores amargos e adocicados da produção do açúcar no período do Brasil colonial.
     Fazer com que o aluno compreenda o modo de produção colonial e o uso da mão de obra escrava africana.




PUBLICO ALVO:

 7º ano A e Unidade escolar






 METODOLOGIA:

            Através de aulas teóricas e práticas buscar o despertar dos alunos no interesse da busca do aprendizado do tema; Brasil colonial e seus significados. Para tanto usar reconte de jornal apresentando casos recentes de escravidão contemporânea, sendo rural ou urbana que é uma frequente no Brasil e no mundo. Recentemente em Araçatuba, os jornais e sites abordaram o caso da chinesa encontrada sob o regime de escravidão moderna em uma loja local. 

  http://www.visaonoticias.com/Noticias/Noticia/10770/chinesa-e-encontrada-vivendo-em-situacao-de-escravidao. A notícia deverá estar xerocopiada para anexar aos cadernos dos alunos. Tecer a leitura, grifar palavras desconhecidas e lançar mão do uso do dicionário para essa atividade. Na sequencia didática usar o livro didático para leitura de textos, mapas e imagens relacionadas à temática abordada. Estimular debates e questionamentos na busca e construção do conhecimento.

 Em um segundo momento levar os alunos para um espaço adequado na unidade escolar e propor uma breve degustação das diversas etapas da produção do açúcar tão apreciado pelos europeus no decorrer da Idade Moderna enquanto socializam e registram suas experiências nos seus respectivos cadernos. Após experimentos e registros em uma próxima aula, partir para da leitura e interpretação histórica do poema de Ferreira Goulart; O açúcar, estando este xerocopiado acompanhado de dicionário para maiores esclarecimentos.


Na sequencia didática usar cenas do filme; Abril despedaçado dirigido por Walter Salles https://www.youtube.com/watch?v=wqzx1fWF2cY  em que é possível verificar um engenho nordestino em pleno funcionamento.  Aliado as cenas e exposição do professor é possível usar imagens de Jean-Baptiste Debret facilmente encontrados em livros didáticos ou em sites afins retratando a escravidão e o cotidiano do brasileiro inserido no contexto do Brasil colônia. Mantendo a sequencia didática e, com a colaboração de colegas professores, lançar mão do filme Quilombo que data de 1984 dirigido por Cacá Diegues para ilustração, construção e desconstrução do filme e por fim construir mural informativo usando as imagens relacionadas classificando-as e inserindo a problemática da escravidão no universo escolar propondo reflexões.

          AVALIAÇÃO:

A avaliação deverá ser efetivada durante o desenvolvimento das atividades envolvidas no projeto.
O açúcar – Ferreira Gullar

O branco açúcar que adoçará meu café 
nesta manhã de Ipanema 
não foi produzido por mim 
nem surgiu dentro do açucareiro por milagre.
Vejo-o puro 
e afável ao paladar 
como beijo de moça, água 
na pele, flor 
que se dissolve na boca. Mas este açúcar 
não foi feito por mim.

Este açúcar veio 
da mercearia da esquina e tampouco o fez o Oliveira, dono da mercearia. 
Este açúcar veio 
de uma usina de açúcar em Pernambuco 
ou no Estado do Rio 
e tampouco o fez o dono da usina.

Este açúcar era cana 
e veio dos canaviais extensos 
que não nascem por acaso 
no regaço do vale.

Em lugares distantes, onde não há hospital 
nem escola, 
homens que não sabem ler e morrem de fome 
aos 27 anos 
plantaram e colheram a cana 
que viraria açúcar.

Em usinas escuras, 

homens de vida amarga 
e dura 
produziram este açúcar 
branco e puro 
com que adoço meu café esta manhã em Ipanema.


Projeto; "Culturatuba"2014

( Muitas Cultura)


SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO
UNIDADE ESCOLAR JOSÉ AUGUSTO LOPES BORGES ARAÇATUBA SÃO PAULO
PROJETO EXCURSÃO ESCOLAR: PEDAGÓGICA E CULTURAL
PROFESSORES RESPONSÁVEIS: SILVANA PAUPITZ E MARCELO OLIVEIRA

INTRODUÇÃO;

A escola é um local imprescindível de se promover à consciência e estimular a mudança de comportamento a partir da conjugação das questões atuais com as questões socioculturais. 



As disciplinas são os recursos didáticos através dos quais os conhecimentos científicos que a sociedade já dispõe são colocados ao alcance dos alunos. As aulas são os espaços ideais de trabalho com os conhecimentos dos alunos e onde se desencadeiam experiências e vivências formadoras de consciências mais vigorosas porque alimentadas no saber.

 (PENTEADO, 1994)

JUSTIFICATIVA;

As viagens pedagógicas são umas tendências na educação vivenciando aventuras e vontades, aprendizados e formação cidadã. O aluno pode assim, associar o que aprendeu em sala de aula a situações e cenários reais de forma espontânea e real.


OBJETIVOS;

A visita científica monitorada tem como objetivo contribuir no processo de ensino-aprendizagem, através de atividades práticas que estimulem a observação e levem o educando a interagir com o ambiente visitado. 



As visitas, de maneira geral, contribuem para a socialização dos jovens e facilitam a aprendizagem. Porém, para que esse potencial seja aproveitado, é preciso que estejam inseridas no processo educacional e não sejam consideradas apenas como um passeio no campo.

- Envolver todos os segmentos da unidade escolar nas atividades propostas pelo projeto através da socialização das atividades registradas em vídeos e mural.
- Abordar o currículo do aluno de forma dinâmica e objetiva associando o aprendizado teórico com as práticas educativas.
- Vivenciar o dia a dia de uma aldeia indígena, observando crenças, usos e costumes.

PUBLICO ALVO;



7º ano A e Unidade escolar

METODOLOGIA;

Através de aulas teóricas e práticas buscar o despertar dos alunos no interesse da busca do aprendizado do tema; As Grandes Navegações e seus significados. 



Para tanto, uso do livro didático para leitura de textos, mapas e imagens relacionadas ao tema abordado. Estimular debates e questionamentos por parte dos alunos busca e construção do conhecimento. Em um segundo momento levar os alunos para um espaço adequado na unidade escolar e propor uma breve degustação das diversas especiarias tão cobiçadas pelos europeus no decorrer da Idade Moderna enquanto isso socializam e registram suas experiências nos seus respectivos cadernos. Construir mural informativo usando as especiarias e classificando-as de acordo com suas utilidades de forma que envolva toda a unidade escolar.


Nas próximas aulas fazer uso de vídeo- aula (CD) que compõe o acervo da Sala de leitura e também é possível encontrar no site youtube (parte I e parte II)https://www.youtube.com/watch?v=cGVib-cflww. No decorrer da apresentação se necessário pausar e explicar cenas e textos registrados no vídeo. Após apresentação realizar a prática da roda da conversa para a desconstrução e reconstrução da atividade realizada. Retomar o livro didático e aprimorar estudos em relação aos usos e costumes indígenas e, para tanto visitar instituições que viabilizam o contato mais próximo da cultura indígena bem como os museus; Marechal Cândido Rondon em Araçatuba e Índia Vanuíra em Tupã, além do assentamento indígena (aldeia) localizado no município de Tupã, onde todas as atividades desenvolvidas deverão ser registradas adequadamente para posterior socialização entre os alunos envolvendo mais uma vez a unidade escolar.


AVALIAÇÃO;

A avaliação deverá ser efetivada durante o desenvolvimento das atividades envolvidas no projeto.



Registros abaixo 


"Quando o português chegou
Debaixo duma bruta chuva
Vestiu o índio
Que pena!
Fosse uma manhã de sol
O índio tinha despido
O português

."Oswald de Andrade



















  



Projeto
Meu Bairro minha História


SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO
UNIDADE ESCOLAR JOSÉ AUGUSTO LOPES BORGES ARAÇATUBA SÃO PAULO

PROJETO EXCURSÃO ESCOLAR: PEDAGÓGICA E CULTURAL

PROFESSORES RESPONSÁVEIS: SILVANA PAUPITZ, EDINA CAVAZZANA E FABIANA SOUZA

Para que a qualidade de ensino seja umas das potencialidades em círculos de qualidade, é necessário, trabalhar com atividades diferenciadas, assim, ao refletir sobre a compreensão leitura de nossa escola, pudemos perceber que, tanto pelas avaliações internas como externas, evidencia-se que os alunos desta escola ainda têm dificuldades em leitura e produção de textos. E além disso, em rodas de conversas, com os estudantes e familiares detectou-se que muitos não conheciam a história do bairro. Portanto, foi nesse olhar que surgiu a ideia de trabalhar multiplicinar.
Nesse contexto ainda, optou-se por possibilitar interação entre crianças e seus familiares com a escola e a comunidade, cuja finalidade será a aquisição de novos saberes, elevando assim o nível cultural desta clientela. 

Quando a qualidade do ensino aumenta, também diminui a reprovação, menos crianças evadem e outras mais serão atraídas pela escola. Algumas dessas necessidades poderão ser satisfeitas pela própria equipe docente, apoiando-se entre si. Porque assim como na escola, o recurso mais importante é o humano e a sua disposição para mudar, no sistema educacional, esperamos mudanças importantes a partir dessa temática .


OBJETIVOS;
Relacionar concretamente o que se pretende atingir com vistas à justificativa proposta.
•Produzir um livro na escola, com o intuito de aprimorar os meios de informação e expressão;
•Compreender textos de memórias, bem como sua estrutura;
•Estimular um processo de ensino e de aprendizagem voltado para a busca, leitura, análise e tratamento de informações, contextualizando os diversos gêneros textuais que o currículo aborda em todas as áreas do conhecimento;
•Utilizar as tecnologias de informação e comunicação para construir e disponibilizar produções dos alunos, através de diferentes mídias;
•Observar e refletir sobre o entorno da escola, bairro e comunidade, além dos acontecimentos da atualidade;
•Desenvolver o protagonismo e a cidadania entre toda comunidade escolar;
•Ensinar a realizar pesquisa de campo;
•A importância de cuidar e resguardar o patrimônio cultural para garantir e a continuidade as lembranças; promovendo um aprofundamento cultural baseada na linguagem científica.
METAS
Quantificar o universo a ser atingido.

•70% dos alunos desenvolvam conhecimentos específicos da em todas as áreas de conhecimento para utilizar em contextos próximo de seu cotidiano, aplicadas aos gêneros e conteúdos desenvolvidos;
•40% dos alunos que estão no nível básico avancem para o adequado e que estão no adequado tenham uma leve melhora para o avançado conforme o SARESP/2013
• Proporcionar, maior sintonia com o conhecimento e a pesquisa de ;
•Envolver 90% dos alunos em leituras prazerosas e/ou por outros interesses.
•Ampliar as visitas, leituras, estudos e consultas, na Sala de Leitura, para todos os alunos da escola.
•80% dos alunos aperfeiçoem o uso da norma padrão da língua em textos verbais.
•Desenvolver protagonismo juvenil e promover a oralidade em apresentações 
Literárias. 
Utilizar as tecnologias de informação e comunicação para construir e disponibilizar produções dos alunos, através de diferentes mídias;
•Produzir a coletânea de textos para transformá-lo em um livro s para multiplicar o conhecimento do tema.
Pretendemos com o projeto atingir um número de 100 alunos como executores e a comunidade escolar no momento da apresentação. O número de participantes será ampliado no momento em que ocorreram entrevistas com a comunidade e presidentes de associações de bairros.



PROCEDIMENTOS
Descrever como vai executar o projeto.

O projeto será desenvolvido de forma multidisciplinar, na disciplina de História serão executadas as pesquisas dos nomes das ruas, bairros, entrevistas com moradores mais antigos, nome de prédios públicos, quantidade e função destes e as lendas urbanas.


Em Geografia serão trabalhadas pesquisas de infraestrutura do bairro, localização geográfica, densidade demográfica, Imigração e Migração. Comparando o que pode ser melhorado ou está adequado, na visão dos moradores, através de fotos e ou vídeos. 
Em matemática, será estudado o cálculo de área, perímetro, tabelas e construção do cálculo para a elaboração do carnê do IPTU e localização do bairro através do aplicativo Google Maps.
Após todas as pesquisas serem concluídas na disciplina de Língua Portuguesa será produzido um livro que contará toda a história do Bairro, através de fotos, comentários dos moradores, as lendas urbanas, a escolha dos nomes para os prédios públicos. Em Ciências será avaliado o ambiente, a situação de saúde no bairro, qualidade de vida, as necessidades da comunidade, evidenciado por fotos.
Na disciplina de Arte será desenvolvida a arte final do projeto, capa, apresentação e a finalização deste com o lançamento da publicação na escola. Será convidada toda a comunidade escolar, moradores dos bairros, aqueles que de uma forma ou outra participaram da construção do trabalho. 
O lançamento será uma verdadeira noite de autógrafos, cada aluno receberá em DVD a gravação do livro e depoimentos que contribuíram de forma relevante para a realização deste projeto.






PROJETO FINALIZADO COM A NOITE DE AUTÓGRAFO NO DIA 21 DE MARÇO DE 2014......TERMINAMOS UM E INICIAMOS OUTRO: ÁFRICA EM NÓS!!!!!!!!!!! AFINAL " O TEMPO NÃO PARA" COMO DIZIA O POETA BURGUÊS CAZUZA!!!!!!!!!!!!!














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