PROJETO; MEMORIAS E RESISTÊNCIAS.
SECRETARIA ESTADUAL
DE EDUCAÇÃO
UNIDADE ESCOLAR JOSÉ AUGUSTO LOPES BORGES ARAÇATUBA SÃO PAULO
PROFESSOR Responsável: SILVANA PAUPITZ DE HISTÓRIA.
UNIDADE ESCOLAR JOSÉ AUGUSTO LOPES BORGES ARAÇATUBA SÃO PAULO
PROFESSOR Responsável: SILVANA PAUPITZ DE HISTÓRIA.
INTRODUÇÃO;
A escola é um local imprescindível de se
promover à consciência e estimular a mudança de comportamento a partir da
conjugação das questões atuais com as questões socioculturais. As disciplinas
são os recursos didáticos através dos quais os conhecimentos científicos que a
sociedade já dispõe são colocados ao alcance dos alunos. As aulas são os
espaços ideais de trabalho com os conhecimentos dos alunos e onde se
desencadeiam experiências e vivências formadoras de consciências mais vigorosas
porque alimentadas no saber. (PENTEADO, 1994)
JUSTIFICATIVA;

A visita científica monitorada tem como objetivo contribuir no processo de ensino-aprendizagem, através de atividades práticas que estimulem a observação e levem o educando a interagir com o ambiente visitado. As visitas, de maneira geral, contribuem para a socialização dos jovens e facilitam a aprendizagem. Porém, para que esse potencial seja aproveitado, é preciso que estejam inseridas no processo educacional e não sejam consideradas apenas como um passeio no campo, portanto faz se necessário envolver os alunos em todo o processo ensino aprendizagem com objetivos claros e definidos e, levando em consideração o currículo do aluno aliando-o aos acontecimentos históricos do Brasil contemporâneo. Uma parcela da sociedade tem reivindicado a volta dos militares ao poder suprimindo a democracia brasileira duramente conquistadas por heróis anônimos ou personalidades marcadas pela luta e resistência a ditadura e a favor da preservação dos direitos democráticos. Os estudos em sala de aula e vivencias do período de 1964 a 1984 no Memorial da Resistência possibilitará aos alunos a contextualização e entendimento da importância da preservação da memória e negação da volta de um poder tão tirano no país

ü Abordar
o currículo do aluno de forma dinâmica e objetiva associando o aprendizado
teórico com as práticas educativas.
ü Formar
grupos de estudos e pesquisas e socializar o conhecimento adquirido através de
gráficos, ex; inflação durante o período militar e nos governos democráticos
pós-ditadura.
ü Alcançar
mudanças de valores em relação à querência da volta dos militares no poder ou
reafirmar a rejeição a qualquer governo ditador.
ü Desenvolver
o respeito ao voto democrático rejeitando
atos violentos que possam ferir a Constituição e os Direitos Humanos.
ü Entender
que são nas urnas que se provocam mudanças de governos quando esses não
correspondem às expectativas do cidadão.
ü Colaborar
com a formação cidadã e o respeito à vida humana.
3ºs ano A e B socializando com a Unidade
Escolar.
PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS;
ü
Pesquisas em site confiáveis e livros didáticos e paradidáticos.
ü
Produzir slides e ou vídeos documentários para socialização das
pesquisas e estudos.
ü
Palestra com o professor Euclides Garcia conhecedor profundo do
tema.
ü
Aula específica sobre a Democracia com a professora Durvalina
Garcia.
ü
Análises de letras e interpretação de musicas que retratam o
período estudado.
ü
Debates e socialização dos estudos em grupos.
ü
Visita a instituições afins para ampliação do
aprendizado.
ü
Filmes bem como; Zuzu Angel para desconstrução
e reconstrução do mesmo na colaboração dos estudos e aprendizagens.
ü
Despertar a criticidade dos alunos e tomadas de
decisões em relação à rejeição da violência física moral que envolve o período
estudado.
ü
Leitura de fotografias do período militar
realizada com os alunos junto com Yago
Monteiro, jornalista e fotografo.
AVALIAÇÃO;
A avaliação se fará de forma
qualitativa através da socialização, interação, participação dos alunos e
conhecimento adquirido durante o desenvolvimento das atividades contempladas no
presente projeto. Portanto esta será efetivada durante todo o processo.

SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO
UNIDADE ESCOLAR JOSÉ AUGUSTO LOPES BORGES ARAÇATUBA SÃO PAULO
PROJETO EXCURSÃO ESCOLAR: PEDAGÓGICA E CULTURAL
PROFESSORES RESPONSÁVEIS: SILVANA PAUPITZ
UNIDADE ESCOLAR JOSÉ AUGUSTO LOPES BORGES ARAÇATUBA SÃO PAULO
PROJETO EXCURSÃO ESCOLAR: PEDAGÓGICA E CULTURAL
PROFESSORES RESPONSÁVEIS: SILVANA PAUPITZ
África em Nós: 2014

Projeto em desenvolvimento com o 9º ano do EF tem a pretensão do conhecimento parcial do histórico dos países que cultivam a língua portuguesa em decorrência da colonização e a imposição dos usos e costumes dos ibéricos a partir das Grandes navegações. Explorando a História das ex colônias ibéricas bem como; Angola, Guiné Bissau, Ilhas Canárias, Moçambique e Porto Príncipe terão os alunos envolvidos no projeto à oportunidade de percepção da formação dos países lusófonos como e os laços culturais para com o Brasil suas influencias diretas e indiretas na diversidade cultural que envolve nosso país em seus diversos aspectos.

Para que a qualidade de ensino seja umas das potencialidades em círculos de qualidade, é necessário, trabalhar com atividades diferenciadas e instigadoras da busca pela apreensão do conhecimento e seus significados.
Pesquisar a
formação dos países iberos africanos, desvendando o passado e compreendendo o
presente oportuniza os alunos a valorizar a cultura dessas nações e as
influências em nossa sociedade bem como a reforma ortográfica e a formação do nosso
vocabulário com inferência direta das línguas faladas por esses povos quando
sequestrados e aprisionados em suas pátrias.
Trazidos para o Brasil colônia de maneira forçosa tiveram que compor a mão de obra escrava nas fazendas e engenhos colaborando com o fabrico do doce açúcar e com a economia portuguesa.
Trazidos para o Brasil colônia de maneira forçosa tiveram que compor a mão de obra escrava nas fazendas e engenhos colaborando com o fabrico do doce açúcar e com a economia portuguesa.

• Aprimorar e compreender os meios de informação e expressão através de pesquisas em grupos de alunos responsáveis por diferentes países africanos que usam a Língua Portuguesa como oficial e desenvolver o hábito de socializar estudos e informações;
• Compreender textos e o contesto históricos, que envolve o país pesquisado;
• Estimular o processo ensino aprendizagem voltado para a leitura, análise e tratamento de informações, contextualizando os diversos gêneros textuais que o currículo aborda nas áreas do conhecimento;
• Utilizar tecnologias de informação e comunicação para construir e disponibilizar estudos e pesquisas usando as variadas formas de mídias e suas linguagens na compreensão da nova ortografia e da História dos países estudados e suas influências no nosso vocabulário;

• Desenvolver o protagonismo juvenil através da socialização do aprendizado intramuros contribuindo com a formação contínua da comunidade escolar;
• Fazer uso de mapas para aprimorar o conhecimento do espaço geográfico destacado no projeto e possibilitar a compreensão das informações contidas através de estudos e pesquisas;
• Promover pesquisa
de campo no Museu Afro Brasil no qual “o
local abarca traços das diversas representações da cultura africana e
afro-brasileira, na perspectiva de autores nacionais e internacionais história
e escravidão do povo” e através da
proximidade dessa infinita
diversidade de acervo poderá nosso
publico alvo que envolve o 9º ano A do EF se apropriar da
proposta do museu em tratar da
contribuição do homem negro no Brasil por meio de três vertentes: memória,
história e arte contribuindo assim com a reflexão da cultura afro brasileira e
preservação da consciência histórica.
·
Promover pesquisa de campo no Museu da Língua
Portuguesa através dos recursos de
interatividade e tecnologia que abordam os conteúdos de forma diferenciada e
incentivadora da busca pelo conhecimento da língua falada nos países lusófonos
através das “Palavras Cruzadas que explicam as várias influências de outros
povos e línguas na formação do idioma. Uma linha do tempo que mostra a história
do idioma (...) origem e significado das palavras;”
·
Ainda através do
protagonismo juvenil, construir e incentivar a ação do aluno multiplicador
usando diversificados meios de comunicação e expressão;
Ocorrerá no mês de
novembro na Semana da Consciência Negra onde os alunos no pátio da escola
apresentarão para toda a comunidade escolar os frutos do trabalho realizado
durante os três primeiros bimestres através da musica, dança desfile de
vestimentas africanas, confecção de Turbantes com a estilista Marilídia
Beija-Flor, mural contendo informações dos países pesquisados.
Procedimentos
metodológicos:

Avaliação:
A avaliação se fará de forma qualitativa através
da socialização, interação, participação e conhecimento que o aluno terá com as
atividades e com seus colegas durante as atividades. Portanto esta será
efetivada durante todo o processo de desenvolvimento do projeto.
·
Buscar criar
um fórum que possibilite a troca de informações entre nossos alunos de escolas
públicas dos países pesquisados.
·
Buscar
parceria com instituições afins para colocar o fórum em pratica.
·
Montagem de
murais informativos durante o decorrer do projeto.
·
Registrar
através de fotografias e filmagens o passo a passo do projeto.
·
Registrar no
caderno do projeto todas as pesquisas realizadas na escola ou nas residências
dos alunos envolvidos.
·
Viagem a cidade de São Paulo com data previamente
agendada para o dia trinta e um de agosto do mês corrente para visitação ao
Museu da Língua Portuguesa e ao Museu Afro Brasil com o objetivo de
proporcionar aos alunos envolvidos no presente projeto a possibilidade de
vislumbrar, sentir, observar, presenciar as infinitas influencias da língua e cultura
africana em nossas vidas.


Projeto
Da amarga escravidão ao doce açúcar.2014 e 2015
SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO
UNIDADE ESCOLAR JOSÉ AUGUSTO LOPES BORGES ARAÇATUBA SÃO PAULO
PROJETO EXCURSÃO ESCOLAR: PEDAGÓGICA E CULTURAL
PROFESSORES RESPONSÁVEIS: SILVANA PAUPITZ
UNIDADE ESCOLAR JOSÉ AUGUSTO LOPES BORGES ARAÇATUBA SÃO PAULO
PROJETO EXCURSÃO ESCOLAR: PEDAGÓGICA E CULTURAL
PROFESSORES RESPONSÁVEIS: SILVANA PAUPITZ
INTRODUÇÃO:
A escola é um local
imprescindível de se promover à consciência e estimular a mudança de
comportamento a partir da conjugação das questões atuais com as questões
socioculturais.
As disciplinas são os recursos didáticos através dos quais os
conhecimentos científicos que a sociedade já dispõe são colocados ao alcance
dos alunos. As aulas são os espaços ideais de trabalho com os conhecimentos dos
alunos e onde se desencadeiam experiências e vivências formadoras de
consciências mais vigorosas porque alimentadas no saber.
(PENTEADO, 1994)
JUSTIFICATIVA:
As práticas pedagógicas são umas tendências na educação, o aluno vivencia os aprendizados que contribuem com sua formação cidadã associando a teoria contidas nos livros didáticos com as situações e cenários reais de forma espontânea e real.
As práticas pedagógicas são umas tendências na educação, o aluno vivencia os aprendizados que contribuem com sua formação cidadã associando a teoria contidas nos livros didáticos com as situações e cenários reais de forma espontânea e real.
A aula prática incluída em uma sequência didática tem como objetivo
contribuir no processo de ensino-aprendizagem, através de atividades que
estimulem a observação e interação do educando com o meio e, assim construindo
soluções para a problemática apresentada. As aulas que incluem a prática e o
vivenciar dos conteúdos didáticos de maneira geral, contribuem para a
socialização dos jovens e facilitam a aprendizagem, porém, para que esse
potencial seja aproveitado, é preciso que estejam inseridas no processo
educacional e não sejam consideradas apenas como uma aula divertida.
OBJETIVOS:

Abordar o currículo do aluno de forma dinâmica
e objetiva associando o aprendizado teórico com as práticas educativas.
Levar o aluno a perceber as diversas etapas da
produção do açúcar do Brasil colonial.
Proporcionar ao aluno a degustação dos sabores
amargos e adocicados da produção do açúcar no período do Brasil colonial.
Fazer
com que o aluno compreenda o modo de produção colonial e o uso da mão de obra
escrava africana.
7º ano A e Unidade escolar

http://www.visaonoticias.com/Noticias/Noticia/10770/chinesa-e-encontrada-vivendo-em-situacao-de-escravidao. A notícia deverá estar xerocopiada para anexar aos cadernos dos alunos. Tecer a leitura, grifar palavras desconhecidas e lançar mão do uso do dicionário para essa atividade. Na sequencia didática usar o livro didático para leitura de textos, mapas e imagens relacionadas à temática abordada. Estimular debates e questionamentos na busca e construção do conhecimento.

Na sequencia didática usar cenas do filme; Abril despedaçado dirigido
por Walter Salles https://www.youtube.com/watch?v=wqzx1fWF2cY em que é possível verificar um engenho
nordestino em pleno funcionamento. Aliado
as cenas e exposição do professor é possível usar imagens de
Jean-Baptiste Debret facilmente encontrados em livros didáticos ou em sites
afins retratando a escravidão e o cotidiano do brasileiro inserido no contexto
do Brasil colônia. Mantendo a sequencia didática e, com a colaboração de colegas
professores, lançar mão do filme Quilombo que data de 1984 dirigido por Cacá
Diegues para ilustração, construção e desconstrução do filme e por fim construir mural informativo
usando as imagens relacionadas classificando-as e inserindo a problemática da
escravidão no universo escolar propondo reflexões.
AVALIAÇÃO:
A avaliação deverá ser efetivada durante o desenvolvimento das
atividades envolvidas no projeto.
O açúcar – Ferreira Gullar
O branco açúcar que adoçará meu café
nesta manhã de Ipanema
não foi produzido por mim
nem surgiu dentro do açucareiro por milagre.
Vejo-o puro
e afável ao paladar
como beijo de moça, água
na pele, flor
que se dissolve na boca. Mas este açúcar
não foi feito por mim.
Este açúcar veio
da mercearia da esquina e tampouco o fez o Oliveira, dono da mercearia.
Este açúcar veio
de uma usina de açúcar em Pernambuco
ou no Estado do Rio
e tampouco o fez o dono da usina.
Este açúcar era cana
e veio dos canaviais extensos
que não nascem por acaso
no regaço do vale.
Em lugares distantes, onde não há hospital
nem escola,
homens que não sabem ler e morrem de fome
aos 27 anos
plantaram e colheram a cana
que viraria açúcar.
Em usinas escuras,
homens de vida amarga
e dura
produziram este açúcar
branco e puro
com que adoço meu café esta manhã em Ipanema.
Projeto; "Culturatuba"2014
( Muitas Cultura)
SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO
UNIDADE ESCOLAR JOSÉ AUGUSTO LOPES BORGES ARAÇATUBA SÃO PAULO
PROJETO EXCURSÃO ESCOLAR: PEDAGÓGICA E CULTURAL
PROFESSORES RESPONSÁVEIS: SILVANA PAUPITZ E MARCELO OLIVEIRA
INTRODUÇÃO;
A escola é um local imprescindível de se promover à consciência e estimular a mudança de comportamento a partir da conjugação das questões atuais com as questões socioculturais.
As disciplinas são os recursos didáticos através dos quais os conhecimentos científicos que a sociedade já dispõe são colocados ao alcance dos alunos. As aulas são os espaços ideais de trabalho com os conhecimentos dos alunos e onde se desencadeiam experiências e vivências formadoras de consciências mais vigorosas porque alimentadas no saber.
(PENTEADO, 1994)
JUSTIFICATIVA;
As viagens pedagógicas são umas tendências na educação vivenciando aventuras e vontades, aprendizados e formação cidadã. O aluno pode assim, associar o que aprendeu em sala de aula a situações e cenários reais de forma espontânea e real.
OBJETIVOS;
A visita científica monitorada tem como objetivo contribuir no processo de ensino-aprendizagem, através de atividades práticas que estimulem a observação e levem o educando a interagir com o ambiente visitado.
As visitas, de maneira geral, contribuem para a socialização dos jovens e facilitam a aprendizagem. Porém, para que esse potencial seja aproveitado, é preciso que estejam inseridas no processo educacional e não sejam consideradas apenas como um passeio no campo.
- Envolver todos os segmentos da unidade escolar nas atividades propostas pelo projeto através da socialização das atividades registradas em vídeos e mural.
- Abordar o currículo do aluno de forma dinâmica e objetiva associando o aprendizado teórico com as práticas educativas.
- Vivenciar o dia a dia de uma aldeia indígena, observando crenças, usos e costumes.
PUBLICO ALVO;
7º ano A e Unidade escolar
METODOLOGIA;
Através de aulas teóricas e práticas buscar o despertar dos alunos no interesse da busca do aprendizado do tema; As Grandes Navegações e seus significados.
Para tanto, uso do livro didático para leitura de textos, mapas e imagens relacionadas ao tema abordado. Estimular debates e questionamentos por parte dos alunos busca e construção do conhecimento. Em um segundo momento levar os alunos para um espaço adequado na unidade escolar e propor uma breve degustação das diversas especiarias tão cobiçadas pelos europeus no decorrer da Idade Moderna enquanto isso socializam e registram suas experiências nos seus respectivos cadernos. Construir mural informativo usando as especiarias e classificando-as de acordo com suas utilidades de forma que envolva toda a unidade escolar.
Nas próximas aulas fazer uso de vídeo- aula (CD) que compõe o acervo da Sala de leitura e também é possível encontrar no site youtube (parte I e parte II)https://www.youtube.com/ watch?v=cGVib-cflww. No decorrer da apresentação se necessário pausar e explicar cenas e textos registrados no vídeo. Após apresentação realizar a prática da roda da conversa para a desconstrução e reconstrução da atividade realizada. Retomar o livro didático e aprimorar estudos em relação aos usos e costumes indígenas e, para tanto visitar instituições que viabilizam o contato mais próximo da cultura indígena bem como os museus; Marechal Cândido Rondon em Araçatuba e Índia Vanuíra em Tupã, além do assentamento indígena (aldeia) localizado no município de Tupã, onde todas as atividades desenvolvidas deverão ser registradas adequadamente para posterior socialização entre os alunos envolvendo mais uma vez a unidade escolar.
AVALIAÇÃO;
A avaliação deverá ser efetivada durante o desenvolvimento das atividades envolvidas no projeto.
Registros abaixo
UNIDADE ESCOLAR JOSÉ AUGUSTO LOPES BORGES ARAÇATUBA SÃO PAULO
PROJETO EXCURSÃO ESCOLAR: PEDAGÓGICA E CULTURAL
PROFESSORES RESPONSÁVEIS: SILVANA PAUPITZ E MARCELO OLIVEIRA
INTRODUÇÃO;
A escola é um local imprescindível de se promover à consciência e estimular a mudança de comportamento a partir da conjugação das questões atuais com as questões socioculturais.
As disciplinas são os recursos didáticos através dos quais os conhecimentos científicos que a sociedade já dispõe são colocados ao alcance dos alunos. As aulas são os espaços ideais de trabalho com os conhecimentos dos alunos e onde se desencadeiam experiências e vivências formadoras de consciências mais vigorosas porque alimentadas no saber.
(PENTEADO, 1994)
JUSTIFICATIVA;
As viagens pedagógicas são umas tendências na educação vivenciando aventuras e vontades, aprendizados e formação cidadã. O aluno pode assim, associar o que aprendeu em sala de aula a situações e cenários reais de forma espontânea e real.
OBJETIVOS;
A visita científica monitorada tem como objetivo contribuir no processo de ensino-aprendizagem, através de atividades práticas que estimulem a observação e levem o educando a interagir com o ambiente visitado.
As visitas, de maneira geral, contribuem para a socialização dos jovens e facilitam a aprendizagem. Porém, para que esse potencial seja aproveitado, é preciso que estejam inseridas no processo educacional e não sejam consideradas apenas como um passeio no campo.
- Envolver todos os segmentos da unidade escolar nas atividades propostas pelo projeto através da socialização das atividades registradas em vídeos e mural.
- Abordar o currículo do aluno de forma dinâmica e objetiva associando o aprendizado teórico com as práticas educativas.
- Vivenciar o dia a dia de uma aldeia indígena, observando crenças, usos e costumes.
PUBLICO ALVO;
7º ano A e Unidade escolar
METODOLOGIA;
Através de aulas teóricas e práticas buscar o despertar dos alunos no interesse da busca do aprendizado do tema; As Grandes Navegações e seus significados.
Nas próximas aulas fazer uso de vídeo- aula (CD) que compõe o acervo da Sala de leitura e também é possível encontrar no site youtube (parte I e parte II)https://www.youtube.com/
AVALIAÇÃO;
A avaliação deverá ser efetivada durante o desenvolvimento das atividades envolvidas no projeto.
Registros abaixo

"Quando o português chegou
Debaixo duma bruta chuva
Vestiu o índio
Que pena!
Fosse uma manhã de sol
O índio tinha despido
O português
."Oswald de Andrade




Projeto
Meu Bairro minha História
Nesse contexto ainda, optou-se por possibilitar interação entre crianças e seus familiares com a escola e a comunidade, cuja finalidade será a aquisição de novos saberes, elevando assim o nível cultural desta clientela.
Quando a qualidade do ensino aumenta, também diminui a reprovação, menos crianças evadem e outras mais serão atraídas pela escola. Algumas dessas necessidades poderão ser satisfeitas pela própria equipe docente, apoiando-se entre si. Porque assim como na escola, o recurso mais importante é o humano e a sua disposição para mudar, no sistema educacional, esperamos mudanças importantes a partir dessa temática .
OBJETIVOS;
Relacionar concretamente o que se pretende atingir com vistas à justificativa proposta.
•Produzir um livro na escola, com o intuito de aprimorar os meios de informação e expressão;
•Compreender textos de memórias, bem como sua estrutura;
•Estimular um processo de ensino e de aprendizagem voltado para a busca, leitura, análise e tratamento de informações, contextualizando os diversos gêneros textuais que o currículo aborda em todas as áreas do conhecimento;
•Utilizar as tecnologias de informação e comunicação para construir e disponibilizar produções dos alunos, através de diferentes mídias;
•Observar e refletir sobre o entorno da escola, bairro e comunidade, além dos acontecimentos da atualidade;
•Desenvolver o protagonismo e a cidadania entre toda comunidade escolar;
•Ensinar a realizar pesquisa de campo;
•A importância de cuidar e resguardar o patrimônio cultural para garantir e a continuidade as lembranças; promovendo um aprofundamento cultural baseada na linguagem científica.

METAS
Quantificar o universo a ser atingido.
•70% dos alunos desenvolvam conhecimentos específicos da em todas as áreas de conhecimento para utilizar em contextos próximo de seu cotidiano, aplicadas aos gêneros e conteúdos desenvolvidos;
•40% dos alunos que estão no nível básico avancem para o adequado e que estão no adequado tenham uma leve melhora para o avançado conforme o SARESP/2013
• Proporcionar, maior sintonia com o conhecimento e a pesquisa de ;
•Envolver 90% dos alunos em leituras prazerosas e/ou por outros interesses.
•Ampliar as visitas, leituras, estudos e consultas, na Sala de Leitura, para todos os alunos da escola.
•80% dos alunos aperfeiçoem o uso da norma padrão da língua em textos verbais.
•Desenvolver protagonismo juvenil e promover a oralidade em apresentações
Literárias.
Utilizar as tecnologias de informação e comunicação para construir e disponibilizar produções dos alunos, através de diferentes mídias;
•Produzir a coletânea de textos para transformá-lo em um livro s para multiplicar o conhecimento do tema.
Pretendemos com o projeto atingir um número de 100 alunos como executores e a comunidade escolar no momento da apresentação. O número de participantes será ampliado no momento em que ocorreram entrevistas com a comunidade e presidentes de associações de bairros.

PROCEDIMENTOS
Descrever como vai executar o projeto.
O projeto será desenvolvido de forma multidisciplinar, na disciplina de História serão executadas as pesquisas dos nomes das ruas, bairros, entrevistas com moradores mais antigos, nome de prédios públicos, quantidade e função destes e as lendas urbanas.
Em Geografia serão trabalhadas pesquisas de infraestrutura do bairro, localização geográfica, densidade demográfica, Imigração e Migração. Comparando o que pode ser melhorado ou está adequado, na visão dos moradores, através de fotos e ou vídeos.
Em matemática, será estudado o cálculo de área, perímetro, tabelas e construção do cálculo para a elaboração do carnê do IPTU e localização do bairro através do aplicativo Google Maps.
Após todas as pesquisas serem concluídas na disciplina de Língua Portuguesa será produzido um livro que contará toda a história do Bairro, através de fotos, comentários dos moradores, as lendas urbanas, a escolha dos nomes para os prédios públicos. Em Ciências será avaliado o ambiente, a situação de saúde no bairro, qualidade de vida, as necessidades da comunidade, evidenciado por fotos.
Na disciplina de Arte será desenvolvida a arte final do projeto, capa, apresentação e a finalização deste com o lançamento da publicação na escola. Será convidada toda a comunidade escolar, moradores dos bairros, aqueles que de uma forma ou outra participaram da construção do trabalho.
O lançamento será uma verdadeira noite de autógrafos, cada aluno receberá em DVD a gravação do livro e depoimentos que contribuíram de forma relevante para a realização deste projeto.

PROJETO FINALIZADO COM A NOITE DE AUTÓGRAFO NO DIA 21 DE MARÇO DE 2014......TERMINAMOS UM E INICIAMOS OUTRO: ÁFRICA EM NÓS!!!!!!!!!!! AFINAL " O TEMPO NÃO PARA" COMO DIZIA O POETA BURGUÊS CAZUZA!!!!!!!!!!!!!




Meu Bairro minha História
UNIDADE ESCOLAR JOSÉ AUGUSTO LOPES BORGES ARAÇATUBA SÃO PAULO
PROJETO EXCURSÃO ESCOLAR: PEDAGÓGICA E CULTURAL
PROFESSORES RESPONSÁVEIS: SILVANA PAUPITZ, EDINA CAVAZZANA E FABIANA SOUZA
Para que a qualidade de ensino seja umas das potencialidades em círculos de qualidade, é necessário, trabalhar com atividades diferenciadas, assim, ao refletir sobre a compreensão leitura de nossa escola, pudemos perceber que, tanto pelas avaliações internas como externas, evidencia-se que os alunos desta escola ainda têm dificuldades em leitura e produção de textos. E além disso, em rodas de conversas, com os estudantes e familiares detectou-se que muitos não conheciam a história do bairro. Portanto, foi nesse olhar que surgiu a ideia de trabalhar multiplicinar.
Para que a qualidade de ensino seja umas das potencialidades em círculos de qualidade, é necessário, trabalhar com atividades diferenciadas, assim, ao refletir sobre a compreensão leitura de nossa escola, pudemos perceber que, tanto pelas avaliações internas como externas, evidencia-se que os alunos desta escola ainda têm dificuldades em leitura e produção de textos. E além disso, em rodas de conversas, com os estudantes e familiares detectou-se que muitos não conheciam a história do bairro. Portanto, foi nesse olhar que surgiu a ideia de trabalhar multiplicinar.

Quando a qualidade do ensino aumenta, também diminui a reprovação, menos crianças evadem e outras mais serão atraídas pela escola. Algumas dessas necessidades poderão ser satisfeitas pela própria equipe docente, apoiando-se entre si. Porque assim como na escola, o recurso mais importante é o humano e a sua disposição para mudar, no sistema educacional, esperamos mudanças importantes a partir dessa temática .
OBJETIVOS;
Relacionar concretamente o que se pretende atingir com vistas à justificativa proposta.
•Produzir um livro na escola, com o intuito de aprimorar os meios de informação e expressão;
•Compreender textos de memórias, bem como sua estrutura;
•Estimular um processo de ensino e de aprendizagem voltado para a busca, leitura, análise e tratamento de informações, contextualizando os diversos gêneros textuais que o currículo aborda em todas as áreas do conhecimento;
•Utilizar as tecnologias de informação e comunicação para construir e disponibilizar produções dos alunos, através de diferentes mídias;
•Observar e refletir sobre o entorno da escola, bairro e comunidade, além dos acontecimentos da atualidade;
•Desenvolver o protagonismo e a cidadania entre toda comunidade escolar;
•Ensinar a realizar pesquisa de campo;
•A importância de cuidar e resguardar o patrimônio cultural para garantir e a continuidade as lembranças; promovendo um aprofundamento cultural baseada na linguagem científica.


Quantificar o universo a ser atingido.
•70% dos alunos desenvolvam conhecimentos específicos da em todas as áreas de conhecimento para utilizar em contextos próximo de seu cotidiano, aplicadas aos gêneros e conteúdos desenvolvidos;
•40% dos alunos que estão no nível básico avancem para o adequado e que estão no adequado tenham uma leve melhora para o avançado conforme o SARESP/2013
• Proporcionar, maior sintonia com o conhecimento e a pesquisa de ;
•Envolver 90% dos alunos em leituras prazerosas e/ou por outros interesses.
•Ampliar as visitas, leituras, estudos e consultas, na Sala de Leitura, para todos os alunos da escola.
•80% dos alunos aperfeiçoem o uso da norma padrão da língua em textos verbais.
•Desenvolver protagonismo juvenil e promover a oralidade em apresentações
Literárias.
Utilizar as tecnologias de informação e comunicação para construir e disponibilizar produções dos alunos, através de diferentes mídias;
•Produzir a coletânea de textos para transformá-lo em um livro s para multiplicar o conhecimento do tema.
Pretendemos com o projeto atingir um número de 100 alunos como executores e a comunidade escolar no momento da apresentação. O número de participantes será ampliado no momento em que ocorreram entrevistas com a comunidade e presidentes de associações de bairros.

PROCEDIMENTOS
Descrever como vai executar o projeto.
O projeto será desenvolvido de forma multidisciplinar, na disciplina de História serão executadas as pesquisas dos nomes das ruas, bairros, entrevistas com moradores mais antigos, nome de prédios públicos, quantidade e função destes e as lendas urbanas.
Em Geografia serão trabalhadas pesquisas de infraestrutura do bairro, localização geográfica, densidade demográfica, Imigração e Migração. Comparando o que pode ser melhorado ou está adequado, na visão dos moradores, através de fotos e ou vídeos.
Em matemática, será estudado o cálculo de área, perímetro, tabelas e construção do cálculo para a elaboração do carnê do IPTU e localização do bairro através do aplicativo Google Maps.
Após todas as pesquisas serem concluídas na disciplina de Língua Portuguesa será produzido um livro que contará toda a história do Bairro, através de fotos, comentários dos moradores, as lendas urbanas, a escolha dos nomes para os prédios públicos. Em Ciências será avaliado o ambiente, a situação de saúde no bairro, qualidade de vida, as necessidades da comunidade, evidenciado por fotos.
Na disciplina de Arte será desenvolvida a arte final do projeto, capa, apresentação e a finalização deste com o lançamento da publicação na escola. Será convidada toda a comunidade escolar, moradores dos bairros, aqueles que de uma forma ou outra participaram da construção do trabalho.
O lançamento será uma verdadeira noite de autógrafos, cada aluno receberá em DVD a gravação do livro e depoimentos que contribuíram de forma relevante para a realização deste projeto.

PROJETO FINALIZADO COM A NOITE DE AUTÓGRAFO NO DIA 21 DE MARÇO DE 2014......TERMINAMOS UM E INICIAMOS OUTRO: ÁFRICA EM NÓS!!!!!!!!!!! AFINAL " O TEMPO NÃO PARA" COMO DIZIA O POETA BURGUÊS CAZUZA!!!!!!!!!!!!!




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