terça-feira, 18 de fevereiro de 2014



Foto: A resposta era simples, ora bolas: "Porque eles retrocederam no processo da evolução, filho. Não são bem desenvolvidos mentalmente."






Em debate com o 3º ano B do EM em minha escola observamos que o jogador  foi alvo de preconceito de um  povo que é  descendente de índios que também padecem de preconceito racial, moral, cultura e por aí vai...   Me é complicado entender a arrogância e a ignorância dos que se julgam raça pura, arianos, superiores !!!!!!!!!! 








A cada dia que passa concordo mais e mais com a frase "os seres humanos me assombram"
 (palavras da personagem Morte no livro; A menina que roubava livros)

"darwinismo social se caracterizou como outra teoria que legitimou o discurso ideológico europeu para dominar outros continentes. O darwinismo social compactuava com a ideia de que a teoria da evolução das espécies (Darwin) poderia ser aplicada à sociedade. Tal teoria difundia o propósito de que na luta pela vida somente as nações e as raças mais fortes e capazes sobreviveriam."  


"Um dos discursos ideológicos que “legitimariam” o processo de domínio e exploração dos europeus sobre asiáticos e africanos seria o evolucionismo social. Tal teoria classificava as sociedades em três etapas evolutivas: 1ª) bárbara; 2ª) primitiva; 3ª) civilizada. Os europeus se consideravam integrantes da 3ª etapa (civilizada) e classificavam os asiáticos como primitivos e os africanos como bárbaros. Portanto, restaria ao colonizador europeu a “missão civilizatória”, através da qual asiáticos e africanos tinham de ser dominados. Sendo assim, estariam estes assimilando a cultura europeia, podendo ascender nas etapas de evolução da sociedade e alcançar o estágio de civilizados."

http://www.mundoeducacao.com/historiageral/darwinismo-social-imperialismo-no-seculo-xix.htm



" Segundo o conde Arthur de Gobineau  , o país apresentava raças inferiores e não tinha futuro, a miscigenação entre diversas etnias que ocorria na região originaria pardos e mestiços estéreis e degenerados. De acordo com suas teorias raciais, o Brasil estaria fadado ao fracasso e ao desaparecimento de toda a população, sendo que a única solução para o país seria a imigração de europeus, que, para ele, faziam parte de uma raça superior."

http://www.infoescola.com/biografias/arthur-de-gobineau/





Esses textos acima foram alvo de estudo e pesquisas no 3º B acompanhados de texto da apostila do aluno contendo textos do Conde de Gobineau que ínsita o governo francês a tomar posse do Brasil porque em sua concepção eramos bárbaros, selvagens e mal sãos, portanto passível de domínio através da Missão Civilizatória,ironicamente "salvadora do mundo" asiático,latino,africano e australiano.





Nenhum comentário:

Postar um comentário