segunda-feira, 29 de junho de 2015

FESTA JUNINA NA UE JOSÉ AUGUSTO LOPES BORGES





FOGUEIRA;





"Fazem parte da tradição pagã como forma de comemorar o solstício de verão. Na Idade Média, durante o processo de cristianização, a fogueira passou a ser um dos elementos da festa de São João Batista." 

"A luz proporcionada pela fogueira simboliza a proteção. É um dos principais símbolos da Festa Junina, pois os eventos ocorrem ao redor dela.



É também uma homenagem aos três santos da festa: São João, São Pedro e Santo Antônio. A fogueira também proporciona calor, de grande importância no mês de junho em função das baixas temperaturas."








Personagens da quadrilha:



"A quadrilha é uma forma de agradecimento pelas boas colheitas, feita aos santos juninos."








"Tem origem numa dança popular realizada por camponeses europeus durante a Idade Média. Foi trazida para o Brasil no século XIX, onde se fundiu com danças e tradições culturais brasileiras. Representa de forma animada, principalmente, os principais aspectos da vida no meio rural. A quadrilha varia muito de região para região. "



A dança de quadrilha é um dos momentos mais importantes das Festas Juninas. Os personagens simbolizam algumas das principais figuras da sociedade rural. São eles: padre, noivo, noiva, pais do noivo, pais da noiva, madrinhas, padrinhos, delegado, sacristão, entre outros."


TRAJES;


A festa de São João brasileira tradicional é típica da Região Nordeste. A indumentária tradicional para os homens é o matuto, camisa quadriculada, calça remendada com panos        coloridos e chapéu de palha; para as mulheres o vestido colorido de chita é ornamentado com muitas fitas, flores e belos chapéus de palha, com jeitinho de caipira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário