quarta-feira, 5 de junho de 2013

Alunos da professora Silvana Paupitz desenvolvem atividades envolvendo o desmatamento e desrespeito com as árvores de Araçatuba.

Entrevista com: Selma Carvalho Rico
Por Bruno, Camila,Talita, Marcela e Bianca

Qual a situação de Araçatuba em relação  as podas de árvores ? : 

Olha eu penso que em qualquer cidade onde a população não tem conscientização do que pode plantar e do que não pode, já é um estado critico. Você tem que aprender a fazer a poda corretamente, para poder  induzir a forma que a árvore vai crescer como aquele trabalho que a igreja messiânica faz de induzir o bonsai (pequena árvore japonesa que tem seu tronco torto) onde ele pode estar indo para cá e para lá. 

Mas o mais importante que as pessoas têm que saber, é que do lado que tem fio você não pode estar plantando árvores grandes, porque assim vai ter que  podar o resto da vida, e árvores grandes não são para ser podadas, principalmente porque isso vai reduzir o tempo de vida delas e será mais fácil de adoecer principalmente pelo excesso de cupim que tem em Araçatuba.Tem também aquela  poda que está totalmente errada onde a árvore fica em forma de forquilha (forma em Y), pois quando ela crescer ficará muito pesado para os lados, e na primeira chuva forte um galho poderá cair para lados opostos.

Existem leis contra corte excessivo ou envenenamento? E a fiscalização de Araçatuba está funcionando? :

  Existe sim, uma multa de R$250,00  para quem faz o corte incorreto ,que é tirar 90% das folhas e galhos de uma árvore deixando apenas seus galhos mais grosso, provocando o apodrecimento dessas árvores. Carroceiros que fazem poda precisam ter uma licença para estar podando. No casso do envenenamento é pena de cadeia para o culpado ,eu acredito que o envenenamento é para espantar os passarinhos ou por causa das folhas que tem que ser varridas diariamente.Primeiro entra em questão  as  andorinhas são urbanas, temos que aprender a conviver com elas ,pois  gostam de luz para se proteger dos predadores. A fiscalização existe sim, mais não temos profissionais capacitados nesta área, principalmente porque até  provarmos que aquele indivíduo  tem uma árvore envenenada em frente a sua casa, e o acusador precisa de uma testemunha ocular, um vídeo ou foto  porque as vezes nem foi o morador acusado que  envenenou e sim o vizinho ou qualquer outra pessoa.
(...) outra coisa interessante é o problema do asfalto em Araçatuba tem haver com a arborização da cidade. Muitas ruas têm apenas palmeiras e árvores rasteiras (arbustos). Primeiro; palmeira não oferece sombra e sim atrai maritacas e segundo; sem esta sombra o asfalto esquenta e vai se desgastando(...).

Como se deve plantar uma árvore grande  corretamente? 

De acordo com Selma;

Acima de tudo se for uma árvore que cresça bastante, como o ipê não pode ser plantado embaixo de fios elétricos!

 Deve se abrir um buraco na terra de 1m por 1m, em seguida tampar com adubo (humos) e terra fofa, em seguida abrir um novo buraco naquele mesmo que foi tampado, só que agora o suficiente para colocar a muda da árvore, coloque a muda e cubra suas raízes com mais terra fofa e adubo. Isso irá fazer com que a planta cresça mais forte e rapidamente, pois ali ela terá mais facilidade para obter a proteína necessária para o seu desenvolvimento por pelo menos 3 anos. 
Diferente de muitas pessoas que fazem um buraquinho e colocam a muda depois cimentam em volta. É a mesma coisa que dar um sapato 36 para alguém que calça 44, é claro que ele não irá conseguir andar e acontece o mesmo com a planta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário