sexta-feira, 21 de junho de 2013

Jovem líder do Movimento Passe Livre afirmou que questões como saúde, educação não estavam na pauta do movimento.


Por Silvana Paupitz
Professora de História da escola pública.

Foto: Nós temos muito mais a dizer e você?


Hoje, um jovem líder do Movimento Passe Livre foi a TV Globo, Jornal Hoje e, disse com todas as letras que a única bandeira por eles levantada foi a do não aumento das passagens de ônibus. Os vinte centavos.  “A partir do momento que atingimos o nosso objetivo não temos mais porque continuarmos com as manifestações”. Assim disse o jovem que me descuidei em anotar o nome. Lamentável! E quando lhe perguntado sobre as outras reivindicações bem como; fim da corrupção, melhores condições de saúde, educação etc, o jovem líder afirmou que estas questões não faziam parte do Movimento Passe livre.

Jovens inflamados foram às ruas aderirem ao movimento erguendo bandeiras diversas e abraçando a causa do “apartidarismo”, se bem que não sei se posso nominar causa, a partir do momento que se dizem sem partido!  É bom lembrar que no momento que um grupo de pessoas tomam decisões e manifestam desejos pacificamente ou através da luta armada ,já não mais é possível considerar-se neutro, naturalmente tomam um partido! Toda manifestação é legítima e democrática desde que não venha acompanhada de vandalismo e anarquia, digo anarquia, não confundir com Anarquismo. Tornou-se anarquia a partir do momento que não se nomeia uma causa exata e tentam esses grupos não tomar partido, ora se não tomo partido, alguém vai tomar por mim, ou seja, os vândalos. Vale lembrar também que quem não gosta de partido é a Ditadura!
 Tenho tentado alertar jovens do meu convívio a abraçar uma causa, um ideal e manifestar sim, por aquilo que acreditar ser o melhor e tomar um partido, seja ele qual for, desde que acredite.  Sempre os alertando para o cuidado de não se tornarem marionetes nas mãos de pessoas ou grupos com interesses particulares e não coletivos.

 Nas redes sociais, pude acompanhar outros jovens inflamados abraçando causas e levantando bandeiras como também grupos mais preocupados com poses para fotos a serem postadas imediatamente nas redes sociais como instagran ou facebook.  Naturalmente não necessitam de SUS e não estudam em escolas públicas. Não os condeno.

Por ser clara em minhas convicções e acreditar que esse movimento “apartidário” foi iniciado por uma burguesia afastada do poder a uns bons anos, fui bastante rechaçada na mesma rede social ao qual expus meu entendimento através do seguinte texto; Os cabeças dessa manifestação são os mesmos que estiveram no poder no período de redemocratização no qual vivi todos os planos econômicos que hoje estão nos livros didáticos. (Muitos do meu atual convívio nem sonhavam nascer. Que bom! Não têm noção do quanto de liberdade e oportunidades possuem!) Todos, os planos, garanto, voltados para a classe média alta, pós período militar e, esse movimento que se diz "apartidário" que cresce e depreda o Brasil a cada dia, tem como líder essa burguesia retrógrada e conservadora. Dêem lhes poder e todos os nossos direitos arduamente conquistados legitimamente irão para o esgoto. A partir do momento que leio na folha de São Paulo (jornal conservador) que uma pecuarista está levantando a bandeira dos índios e dos pecuaristas ao mesmo tempo, é me manipular e me chamar de ignorante. Não condeno ninguém em hipótese alguma. Todo o Direito de manifestação é extremamente democrático, mas não acredito em causa burguesa “apartidária”.

Talvez não tenha sido compreendida, mas o que mais me magoa é ver meu Brasil amanhecer agonizando; mortes, feridos, saques, roubos, danos ao patrimônio público e privado. Quem paga a conta? De onde vai sair o dinheiro? Eu pago a conta, o operário brasileiro paga a conta, o cidadão de bem paga a conta. O dinheiro vai sair do meu e do seu suor sagrado. Além dos supostos vilões estádios, Copa das Confederações e do Mundo que esse movimento “apartidário” alega ser um prejuízo incomensurável aos cofres públicos levamos de “lambuja” a reconstrução do que foi danificado Brasil afora. Dá pra se orgulhar?  Não.  Orgulharia-me e muito se houvesse de fato uma bandeira com nome, endereço e telefone. Rogo aos céus de todo o meu coração que eu esteja completamente errada e que os frutos serão bons, maduros e suculentos por toda eternidade!


EU APOIO A PRESIDENTA DILMA CONTRA A TENTATIVA DE GOLPE DE SETORES DA ELITE BURGUESA DO BRASIL


EU APOIO A PRESIDENTA DILMA CONTRA A TENTATIVA DE GOLPE DE SETORES DA ELITE BURGUESA DO BRASIL

Nenhum comentário:

Postar um comentário