quinta-feira, 15 de maio de 2014

Entendemos por pinturas rupestres por mais uma fonte de informação além da arte em si. Geralmente são encontradas em paredes de cavernas que serviam como habitações dos povos pré-históricos.Os estudiosos em geral costumam afirmar que as pinturas rupestres contam com "feições naturalistas"  ou seja, o humano e dos animais são presenças constantes nestas manifestações artísticas. Geralmente o humano ocupa a posição de caçador, coletor, senhoras parturientes e trabalhos coletivos entre outros. 




" Segundo a maioria dos historiadores a arte rupestre seria uma manifestação simbólica ou de práticas magias e feitiçarias" ou seja os historiadores acreditam que os homens pré históricos se desenhavam nas paredes das cavernas matando um animal que serviria como alimento, dessa forma quando saísse pra caçar,  o que pintou nas paredes se concretizaria.




 Se refletirmos um pouco sobre o assunto, talvez podemos chegar a conclusão que essas cenas de caças registradas na paredes das cavernas seria um forma de pedido em oração de uma boa caça como fazem os que creem em um Deus presente e onipotente nas sociedades atuais quando pretendem que  algo  ou alguma coisa  seja alcançada.




No Brasil contamos com vários sítios arqueológicos, dentre eles o do  Parque  Nacional da Serra da Capivara, no estado do Piauí. Foi em São Raimundo Nonato que Niède Guidon e sua equipe de arqueólogos "notificou a presença de facas,machados,e fogueiras com cerca de 48 mil anos de existência"







Além dos artefatos líticos e esqueletos humanos encontramos também nesses sítios  arqueológicos localizados no Parque Nacional  Serra da Capivara, pinturas rupestres com cerca de 30 mil anos que representam cenas do cotidiano como;  de sexo, daça, partos entre outras. 







Nenhum comentário:

Postar um comentário