segunda-feira, 1 de abril de 2013

Face usado como agenda eletrônica em escolas públicas de Araçatuba.



Pesquisa de Geografia para amanhã : pesquisa sobre a civilização maia e como ela se organiza de forma social e culturalmente e, pesquisa outras civilizações que habitavam o continente americano antes da chegada dos europeus ? quais? 
. região do continente que habita
. características de relevo, clima e vegetação da área
. organização social e cultural da civilização 
. grau de desenvolvimento cientifico




Alunos de escolas públicas têm feito da conhecida e admirada páginas de relacionamento face, mais um instrumento de pesquisa e informação. “sapeando” por essas páginas percebo que grupos variados vêm defendendo seus interesses e afirmando atitudes. Infelizmente nem sempre positiva sob a ótica da sociedade ocidental. Têm funcionado também essas páginas como agendas eletrônicas como páginas ou grupos fechados como na escola pública José A. Lopes Borges em que as salas do EF e EM através de seus representantes alertam todos os dias seus colegas de sala as tarefas e pesquisas agendadas por professores que ministram aulas nesta ou naquela sala.

O professor atento usa com sabedoria esse instrumento, não há desculpa do tipo; “Professora faltei ontem, eu não sabia dessa tarefa de hoje!” Em uma sala que a agenda eletrônica funciona corretamente, não há espaço para esses percalços.

Conversando de forma on-line, com um estudante Leandro Cândido, “trocando algumas figurinhas” através do eficiente e famoso Bate Papo, descobri que estudantes de escolas públicas têm manifestado suas agruras e insatisfações com o pode público em que tange a Pasta da Educação. Estão reivindicando uma escola mais atenta as suas necessidades. 

Atitudes como essa nos faz acreditar que a escola pública tem "cura."

Se por uma lado estamos a mercê da violência intra escolar, por outro encontramos jovens comprometidos com o saber fazer.

Professora diz que não desiste, vai continuar lecionando




Postagens como estas têm sido pauta na página; alunos com depressão


Nenhum comentário:

Postar um comentário