terça-feira, 9 de abril de 2013

Nosso líquido de cada dia.


Caetano diz várias vezes à palavra Terra em sua música. Guilherme Arantes diz que o nosso planeta é planeta água.

Na época da Jovem Guarda uma cantora da qual não me lembro o nome, pedia para chover três dias sem parar para atrapalhar alguma coisa que não está em questão nesse momento.

Milton Nascimento canta o Cio da Terra, Chitãozinho e Chororó expressa  a beleza da Terra Tombada e o florescer da natureza.

Televisão e outros meios de comunicação nos alerta em relação ao problema da falta d’água para as gerações futuras. O Mundo de Valentina, apresentado na TV é um exemplo.

Nas escolas, lemos, representamos, construímos cartazes, apresentamos seminários, enfim discutimos o problema da falta d’ água para as gerações futuras.
O governo faz campanhas incentivando a economia e uso correto d’água, ONGs se organizam buscando respostas e soluções.

E vocês? O que fazem? Lavam as suas calçadas. Afinal a vizinha tem que morrer de inveja da sua calçada limpa e feita de pedras caras. Escovam os dentes com a torneira aberta, e verifica várias vezes a alvura dos dentes.

 Jogam lixo pela janela do carro, porque o mundo pode ficar sujo, mas seu carro não. O mundo não é problema seu.

O problema é das gerações futuras. O problema é do meu futuro filho. Do meu futuro neto.  Será que terei bisnetos?! Tantos hormônios!

Não. O problema é meu. É seu. É nosso. Estamos matando o planeta.  

Em países como a Finlândia, que fica no norte da Europa, não existe lixo espalhado pelas ruas. E a economia da água é obrigatória.

Ahhh! Mas lá é diferente, é um país “civilizado”. Não é isso que você está pensando agora? Lá o povo é educado. Não é assim que você pensa? O governo trabalha.
Afinal preservar o ambiente é responsabilidade governamental. Eu tenho mais o que fazer.

Não. Eu posso colaborar. Posso fazer a minha parte. Posso economizar. Usar, reutilizar e por ultimo enviar para a reciclagem.  Basta eu querer.

Posso colocar um saquinho para lixo no meu caro carro. Posso evitar jogar óleo pelo ralo da pia. Também posso ser educado como um finlandês!  Podemos ser educados como brasileiros!

Terra, água, fogo e ar. Terra, água, fogo e ar. Os quatros elementos. Vida!
O fogo devora a cana e polui o ar. O fogo devora a floresta Amazônica, e a Terra descoberta perde seus nutrientes.
Atores globais se organizam em defesa da Amazônia.

Protejo-me em minha casa. A floresta está longe. O Rio São Francisco está longe, o sertão está longe...
Vivemos num mundo globalizado, não há como fugir. A floresta está aqui, a sede está nos rondando, e o fogo arde sem filtro solar!

 Somos apenas adolescentes e muitas vezes mal compreendidos. O futuro nos espera. Futuro! Quero me proteger do futuro!

Na Antiguidade os egípcios dominaram as enchentes do rio Nilo.
Os mesopotâmicos, os rios Tigre e Eufrates.

O Governo brasileiro domina o Velho Chico levando água ao sertão para             saciar a sede de viver.

Os incas cultivavam o alimento nas montanhas.
Cultivo a defesa da água.
Vida!
A vida inicia-se na água.
E termina na terra
Terra?
Onde estão os lençóis freáticos!

Futuro garantido, água protegida no subterrâneo.
Será?
Não. Existe o mau uso do solo?

Cotidiano visível... Palpável... Início do fim!
Do fim?

Sim... Concepção da própria inconsciência!
O que fazer?

Proteger para não morrer!
Que absurdo... Morrer de sede num planeta composto por 70% de água
Planeta que não deveria ser chamado de Terra....

 Planeta que deveria ser chamado de...
Água.



 Por Silvana Paupitz


Nenhum comentário:

Postar um comentário