“O tempo é uma questão fundamental para a nossa existência.
Inicialmente, os primeiros homens a habitarem a terra determinaram a contagem
desse item por meio da constante observação dos fenômenos naturais. Dessa
forma, as primeiras referências de contagem do tempo estipulavam que o dia e a
noite, as fases da lua, a posição de outros astros, a variação das marés ou o
crescimento das colheitas pudessem metrificar “o quanto de tempo” se passou.”
“O tempo é uma questão fundamental para a
nossa existência. Inicialmente, os primeiros homens a habitarem a terra
determinaram a contagem desse item por meio da constante observação dos
fenômenos naturais. Dessa forma, as primeiras referências de contagem do tempo
estipulavam que o dia e a noite, as fases da lua, a posição de outros astros, a
variação das marés ou o crescimento das colheitas pudessem metrificar “o quanto
de tempo” se passou.”
Os alunos do 6º ano A, seguindo orientação da
apostila do aluno confeccionaram as ampulhetas usando garrafas plásticas e
areia. Alguns alunos substituíram a areia
por açúcar cristal ou farinha de mandioca, conforme suas possibilidades.
A partir do momento que iniciaram atividades usando o livro didático, caderno e
apostila do aluno passaram a contar o tempo e se divertiram muito com a ideia
de quantas vezes tiveram que virar a ampulheta. Segundos, minutos, e
horas.... ah! assim, foi o caso do Miguelito.
Deixe-me explicar!!! Migulito foi o
nome dado a uma das ampulheta que nasceu de duas garrafas de
refrigerantes.
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