quinta-feira, 18 de abril de 2013

"Bendito aquele que semeia livros e faz o povo pensar". Castro Alves


Sou fascinada pelo lado complicado. Tenho um olho alegre que vive: sou uma pessoa despachada, adoro família, adoro a natureza. Mas eu tenho um outro olho que observa o lado difícil, sombrio. A minha literatura nunca vai ser "aí casaram e foram felizes para sempre". Minha literatura sempre nasceu do conflito, da dificuldade, do isolamento.
—Lya Luft





Recentemente recomendado por uma amiga e professora de Língua Portuguesa e Literatura li o livro de Lya Luft, O Tigre na Sombra e decidi recomendá-lo aqui. Não sou seguramente nenhuma crítica literata, apenas leitora e “escrevinhadora”, só isso! Mas, meu tigre está na sombra, embora ele não tenha olhos azuis! 
De vez em quando ele escapa foge... Choro e sofro me perco e Morro!  Enquanto está espécime admirável permanece na sombra, estou mais segura, mas não liberta. 
 Todos nós temos um belo tigre e, às vezes na sombra, outras soltos em campinas verdejantes em busca da caça causando dor, suor, lágrimas crescimento, aprendizado, conhecimento. Estar com o tigre à sombra me conforta me acalma me dá segurança.  Mas tigres não nasceram para ficar à sombra. São livres, independentes, amantes do sol. 
O tigre da Doda, nunca estava tranquilo deitado na sombra das imensas e passivas árvores que a cercavam e esse tigre a fazia sofrer muito, mas a menina crescia a cada dia com essa dor e enriquecia, tornou-se fortaleza. Buscava em Dolores, talvez esse fosse o nome do tigre, coragem pra lutar, se aceitar e resistir às investiduras maldosas e doloridas de sua genitora.
 Dália crescia com seu tigre totalmente á sombra, mais tarde plantou e colheu dor e sofrimento, talvez porque não tivesse força ou não a quis ter para despertar seu tigre e tirá-lo do espelho como o fez Doda. 


" Quando somos crianças vemos o mundo de um jeito que, depois de sermos educados desaparece"

Lya Luft,









Nenhum comentário:

Postar um comentário